Simplesmente arrebatador. Jorge Martín não deu quaisquer hipóteses aos adversários na qualificação do GP da Indonésia de MotoGP, fazendo uma nova volta recorde de Mandalika para além de liderar a Q2 do princípio ao fim. A qualificação ficou marcada por algumas quedas.
No início da Q2, repetiu-se o cenário das duas rondas anteriores: Marc Márquez (Gresini/Ducati) sofreu uma queda. E na altura ainda nem tinha um tempo registado. A situação levou a bandeiras amarelas e a tempos eliminados.
Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) ficou na liderança, com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em segundo a 0,864s e Maverick Viñales (Aprilia) em terceiro a 1,607s. Só quatro pilotos tiveram voltas válidas.
Enea Bastianini (Ducati) também caiu pouco depois, e a oito minutos do fim só oito pilotos tinham tempos. Martín, que entretanto tinha feito uma nova volta recorde, estava destacado na liderança, com Johann Zarco (LCR Honda) em segundo a 0,854s. Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46/Ducati) seguia em terceiro a 0,864s.
A quatro minutos do fim, Marc Márquez tentou acompanhar Martín, e mais uma vez caiu. Era o fim de qualificação para o oito vezes campeão do mundo, que assim ficaria relegado ao 12.º lugar na grelha de partida.
Houve também bandeiras amarelas, que perturbaram as tentativas de outros pilotos. Martín continuava na frente, com Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) agora em segundo a 0,583s. Francesco Bagnaia (Ducati) era terceiro a 0,657s.
Mas, nos instantes finais, a composição da linha da frente mudou. Ninguém conseguiu bater Martín, mas Bezzecchi chegou a segundo ficando a 0,535s, enquanto Acosta ficou em terceiro.
Bagnaia acabou em quarto na frente de Bastianini, enquanto Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) fez a sua melhor qualificação da época até agora com o sexto lugar.
Resultados: