
Na semana em que se tornou no segundo português mais jovem de sempre a entrar para o top 100 do ranking, Jaime Faria (87.º) qualificou-se, esta terça-feira, para a 2.ª ronda do ATP 250 de Santiago, no Chile, ao eliminar o italiano Luciano Darderi (59.º), por 6-3 e 6-4, em 1h20.
Foi com um ás, o 12.º que registou no embate que o lisboeta, de 21 anos, que na passada semana era 107.º do mundo, resolveu o jogo contra Darderi, 8.º cabeça de série do torneio. Aliás, o serviço foi um dos pontos de desequilíbrio a favor de Faria, já que ganhou 83 por cento dos pontos no primeiro serviço e ainda salvou quatro breakpoints face a um adversário que lhe ganhara na 1.ª ronda do qualifying do Torneio do Jamor 2022.
Para os oitavos de final segue-se o brasileiro Gustavo Heide (160.º) vindo fase de qualificação, que eliminou o também canarinho Thiago Wild (86.º) e que Jaime já conhece e com quem nunca perdeu em 2024, depois de o ter eliminado nos challengers de Curitiba e Oeiras Open 4.
Oitavo português de sempre a pertencer ao top 100, só Nuno Marques conseguiu ser ainda mais jovem, mas pela diferença de pouco menos de seis meses. recorde-se que esta é a segunda ocasião em que Jaime Faria superou a ronda inaugural de um torneio ATP. A primeira foi há uma semana no ATP 500 do Rio de Janeiro, onde atingiu os quartos de final, mas acabou derrotado pelo argentino Camilo Ugo Carabelli (91.º), por 6-7 (5/7) e 4-6 depois de ter vindo do qualifying.
No torneio na capital chilena está ainda Francisco Cabral, que com o neerlandês Jean-Julien Rojer vai disputar os quartos de final de pares, contra o norte-americano Ryan Seggerman e o australiano John-Patrick Smith após terem batido o brasileiro Fernando Romboli e o chileno Matias Soto por 7-5, 6-7 (9/11) e 10-8.