Ivan Ortolá obteve este sábado a pole position para o GP da Indonésia de Moto3. Foi na sua penúltima volta lançada que o piloto garantiu o tempo que lhe deu a primeira posição na qualificação em Mandalika e uma nova volta recorde.

A liderança era de David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar) depois das primeiras voltas lançadas, com Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) a apenas 0,001s. E logo a seguir estava Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) a 0,006s.

As posições inverteram-se depois, com Ortolá a ultrapassar Alonso. Suzuki perdeu o terceiro posto para o colega de equipa, Collin Veijer – que assim era mais um na luta pelo topo.

O holandês melhorou para segundo, ao passo que Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda) também passou para a frente de Alonso ficando no terceiro lugar a cerca de sete minutos da bandeira de xadrez.

Depois das habituais passagens pelas boxes a meio da Q2, os pilotos regressaram à pista para os últimos ataques ao cronómetro. E as mudanças foram significativas. Veijer chegou a liderar, mas foi logo batido por Ortolá, que garantiu a pole position com 0,257s de avanço e uma nova volta recorde: 1m37,332s.

Taiyo Furusato (Honda Team Asia) foi a grande surpresas, com o terceiro lugar, seguindo-se Fernández. O líder do campeonato, Alonso, arrancará de quinto, posição que lhe abre boas perspetivas para a corrida de amanhã.