Alexander Isak marcou um penálti tardio para garantir o empate por 1-1 do Newcastle no Estádio Amex, casa do Brighton.

Os Seagulls adiantaram-se no marcador aos 28 minutos, através de Yankuba Minteh que, frente à sua antiga equipa, cortou para dentro e disparou um remate cruzado para o canto mais distante, depois de ter ultrapassado uma área congestionada.

Os visitantes intensificaram a pressão em busca do empate na segunda parte, num jogo que se transformou numa verdadeira montanha-russa de VAR.

Duas decisões de penálti foram anuladas pelo árbitro assistente de vídeo, mas um terceiro foi concedido após Yasin Ayari ter tocado na bola com a mão, na sequência de um livre cobrado por Fabian Schar.

Após uma longa revisão, a decisão foi mantida e Isak manteve a frieza para restabelecer a igualdade, elevando para 23 o número de golos marcados no campeonato.

Vindo do banco, Callum Wilson quase garantiu os três pontos no tempo de compensação, mas o guarda-redes do Brighton, Bart Verbruggen, fez uma defesa brilhante para evitar a reviravolta.

Com apenas três jornadas por disputar, a equipa de Eddie Howe ocupa o quarto lugar com 63 pontos, três à frente do Chelsea e do Nottingham Forest, ambos com um jogo em atraso. Já o Brighton ocupa o 10º posto do principal escalão do futebol inglês.