O Famalicão defronta esta segunda-feira o Sp. Braga (18h45), na estreia de Hugo Oliveira no comando técnico famalicense. Após uma semana de trabalho, o novo treinador antecipa dificuldades, mas acredita que a sua equipa vai dar uma resposta à altura no sentido de conquistar os 3 pontos. 

"Esperamos um adversário forte, que certamente procurará reagir ao último resultado com a Roma. Estamos conscientes de que o Sp. Braga tem jogadores de grande qualidade e um treinador experiente, com profundo conhecimento da liga. Não nos deixamos enganar pelos resultados anteriores. Sabemos que enfrentaremos uma equipa com grande capacidade de resposta. Do nosso lado, a prioridade tem sido implementar o nosso ADN: uma identidade forte, construída diariamente, que estará presente em todos os jogos. Este jogo será apenas o início desse processo."

Respeito pelo Sp. Braga: "O Sp. Braga é uma equipa com grande qualidade individual e coletiva, orientada por um treinador experiente, que conhece muito bem o contexto da nossa liga. Não temos dúvidas de que encontraremos um Braga muito forte, no máximo das suas capacidades, especialmente depois de três dias de preparação. Apesar do último resultado, não podemos ignorar o valor do plantel e a competitividade que a equipa apresenta. O Sp. Braga cresceu muito nos últimos anos, fruto de um trabalho estruturado e de uma identidade clara, e nós estamos cientes do desafio que teremos pela frente."

Expectativas para o jogo: "Queremos construir uma equipa que combine intensidade, organização e ambição, mas também que consiga cativar os adeptos. Jogaremos sempre para o resultado, mas com uma abordagem apaixonante, que reflete o nosso ADN. Estamos no início de um processo que requer tempo, mas acredito que segunda-feira daremos já um sinal do que pretendemos para o futuro."

Primeiros dias de trabalho no comando técnico: "Têm sido muito positivos. A forma como o grupo trabalha, desde os jogadores até todos aqueles que estão envolvidos no funcionamento do clube, foi marcante pela abertura e pelo espírito de harmonia. A receção à minha equipa técnica e a mim foi quase familiar, como quem abre as portas de casa para nos fazer sentir bem-vindos. Este acolhimento dá-nos uma maior tranquilidade, segurança e confiança para desenvolver o nosso trabalho."

Primeiro jogo como treinador principal: "Enquanto treinador, o foco está sempre na evolução e no máximo empenho diário. A sensação é de responsabilidade e dedicação, independentemente do papel, seja como adjunto ou como treinador principal. O objetivo é garantir que a equipa esteja preparada para o dia do jogo."

Construir uma identidade: "Estamos a trabalhar para construir essa identidade. Claro que ainda estamos no início e não teremos um Famalicão plenamente adaptado às novas ideias em tão pouco tempo. No entanto, a equipa vai entrar em campo com o objetivo claro de lutar pelo resultado. O futebol é um jogo onde o objetivo é vencer. Quando não é possível ganhar, tenta-se empatar, mas a mentalidade será sempre focada nos 3 pontos. Este será um jogo extremamente difícil, frente a um adversário muito forte, mas estamos preparados para o desafio."

Mudanças em perspetiva: "Em relação ao onze para Braga, o que posso garantir é que qualquer formação que apresentemos estará alinhada com o ADN que estamos a construir. O foco da semana foi interno, priorizando as nossas ideias e identidade. Dedicámos todo o tempo possível, dentro e fora de campo, a transmitir aos jogadores aquilo que será a ‘casa’ do Famalicão, que é a nossa identidade tática e de jogo. Claro que analisámos o adversário e identificámos os pontos onde podemos explorar as nossas forças, mas o principal tem sido olhar para dentro e fortalecer o que queremos construir."