Absolutamente incrível. A Seleção Nacional esmagou a Alemanha, por 56-14, na segunda jornada do Grupo B do Rugby Europe Championship, e garantiu a presença no Mundial de 2027, que se irá realizar na Austrália. 

Com a vitória na primeira jornada e a vitória da Roménia sobre a Bélgica, Portugal subiu ao relvado do Estádio do Restelo a saber que o empate podia bastar para assegurar lugar no Campeonato do Mundo.

No entanto, os comandados de Simon Mannix desde o início mostraram que só queriam a vitória. Com um ritmo avassalador, os Lobos causaram inúmeras dificuldades aos alemães e Hugo Camacho abriu o marcador logo aos 8 minutos, com Joris Moura a converter o pontapé de conversão e a colocar a Seleção Nacional na frente por 7-0.

10 minutos depois, Hugo Camacho voltou a festejar um ensaio e Joris Moura voltou a não tremer, dobrando a vantagem de Portugal.

Portugal continuava a carregar e, ainda antes do intervalo, registou mais três ensaios, por Nicolas Martins (34' e 38') e Diego Pinheiro (40'). Quando as equipas recolheram aos balneários, o placard exibia um resultado de 35-0.

A segunda parte manteve a toada, e logo aos dois minutos Simão Bento fez o sexto ensaio para os Lobos. Joris Moura continuou irrepreensível nos pontapés de transformação e aumentou a vantagem para 42-0.

Só à hora de jogo é que a Alemanha reagiu, já numa altura em que a partida tinha entrado num ritmo mais lento. Luis Ball reduziu a desvantagem germânica, com Bader-Werner Pretorius a converter o pontapé.

Mas Portugal ainda não estava satisfeito e Simão Bento fez o segundo ensaio da conta pessoal. Já com Joris Moura fora de campo, foi Manuel Vareiro a assumir o pontapé de transformação e a recolocar a vantagem nos 42 pontos (49-7).

O último ensaio dos Lobos chegou aos 71', após uma grande jogada coletiva, com José Lima a oferecer a conclusão a Francisco Pinto, antes de um outro ensaio, de Felix Lammers, seguido de pontapé de Pretorius, selarem o resultado final em 56-14, aos 80 minutos.

Depois das presenças nos Mundias de 2007 e 2023, Portugal garante o passaporte para o terceiro Campeonato do Mundo da história da Seleção Nacional. Além disto, este resultado apura os lobos para as meias-finais deste Rugby Europe Championship. Na última jornada da fase de grupos, Portugal irá defrontar a Roménia, para decidir o primeiro lugar do grupo.