Nem uma intoxicação alimentar nos andebolistas portugueses, nem a derrota (24-28) na Roménia evitou que os Heróis do Mar acabassem no 1.º lugar do Grupo 8 de qualificação para o Europeu'2026, quando falta disputar apenas uma jornada frente a Israel (domingo).

Os escolhidos pelo selecionador Paulo Pereira, com muitos jovens sub-23, tiveram problemas de saúde na véspera, mas bateram-se bem e o desaire por 4 golos foi um mal menor.

É que a vitória em Santo Tirso por 7 (37-30) na 1.ª volta dará vantagem num hipotético desempate com o país dos Cárpatos, o único que ainda pode igualar pontualmente as quinas.

O cenário teve a ajuda de Israel, que ao bater (33-31) a Polónia facilitou as contas a Portugal, que será um dos cabeças de série no sorteio da prova que decorrerá na Dinamarca, Noruega e Suécia, entre15 de janeiro e 1 de fevereiro) de 2026.

Quanto ao jogo, a Seleção entrou bem (3-2), mas sofreu parcial de 5-0 e ficou sempre atrás.

Paulo Pereira arriscou o 7 contra 6 no ataque, mas a eficácia não melhorou.

A Roménia, blindada pelo guarda-redes Iancu (10 defesas), Stanciuc (13 golos) e pelo benfiquista Grigoras (5), que torceu um tornozelo, soube gerir.

Ricardo Brandão (4) destacou-se por Portugal.

O selecionador Paulo Pereira explicou as condicionantes:  "Sem ser uma desculpa, tivemos um problema que afetou cerca de 70% dos elementos desta equipa. Uma intoxicação alimentar provocada na viagem fez com que a maior parte da equipa não tivesse dormido em condições, muitos problemas. Eu estava com alguma apreensão a ver como é que podíamos reagir aqui a este jogo com a Roménia e que ia ser um jogo sempre difícil independentemente de algum problema. O nosso objetivo era não perder por mais de sete golos. Sabíamos que a Roménia ia fazer tudo para se manter ainda com a opção de se qualificar. Objetivo atingido. Estou mais uma vez muito satisfeito, com aquilo que nós fizemos. Os romenos têm uma defesa forte nos contactos. E muitos deles nós não conseguimos superar, o que significa que fomos obrigados a jogar 7 contra 6. E isso acabou por evitar um pouco aqueles contactos agressivos que eles tinham no início. E com sucesso. Eu creio que conseguimos, quase sem treinar ou treinando muito pouco este formato, que toda a gente estivesse mais ou menos no sítio e encontrámos soluções."

Classificação do Grupo 8: 1.º PORTUGAL, 7 pontos; 2.º Roménia, 5; 3.º Israel, 4; 4.º Polónia, 4.