Última jornada de loucos no grupo 3 da Liga B da Nations League. Com as contas a serem adiadas para os derradeiros embates, que se disputaram na tarde deste domingo, a Noruega aproveitou o deslize da Áustria - empate (1-1) diante da Eslovénia - e carimbou o apuramento para a Liga A, com uma goleada caseira (5-0) diante do Cazaquistão. Emoção até ao final, com o golo da decisão a acontecer perto do fim.

No Ullevaal Stadion, o favoritismo da Noruega para a partida confirmou-se desde cedo, com o poderio ofensivo dos løvenes a dar frutos e a garantir tranquilidade ainda na primeira metade. Erling Haaland, de pé quente, inaugurou as hostilidades (23'), antes de rubricar o bis aos 37 minutos de jogo.

Perto da ida para os balneários, Alexander Sorloth dilatou a vantagem caseira (41') com uma finalização certeira diante da baliza defendida por Pokatilov. O conjunto forasteiro revelou-se incapaz de contrariar a avalanche ofensiva da turma da casa e pairava o sentimento de desaire na comitiva do Cazaquistão.

Já no segundo tempo, o inevitável Haaland pintou a sólida exibição com um hat-trick (71'), antes de Nusa fechar as contas do encontro, aos 76 minutos, e garantir o apuramento dos leões para o primeiro escalão da competição.

Na outra partida da tarde, os austríacos entraram no encontro com o pé direito e colocaram-se na frente aos 27 minutos, por intermédio de Romano Schmid. Apesar da superioridade no encontro, e contra o rumo do jogo, Adam Cerin igualou as contas do embate e gelou o coração dos adeptos no Ernst-Happel-Stadion, que viram a sua equipa incapaz de assegurar a manutenção direta à Liga A devido ao empate.

Isto porque, em caso de vitórias, ambos os conjuntos terminavam a prova em igualdade pontual, com vantagem para a Aústria no confronto direto com a Noruega. O empate caseiro fez com que os austríacos terminassem esta edição da prova no segundo lugar, com onze pontos, e adiou os sonhos de alcançar a Liga A para a disputa no play-off de promoção.