
Viktor Gyökeres voltou a admitir que gostaria de atuar na Premier League. Numa entrevista que concedeu a 22 de maio à France Football, mas que só agora foi publicada, o avançado do Sporting lembrou que já atuou em Inglaterra, no Brighton e no Coventry, mas nunca no mais alto escalão.
"Premier League? É uma das maiores ligas na Europa. Estive lá vários anos sem conseguir jogar um único jogo. Por isso, é claro que é algo que gostaria de fazer. Seria uma grande vingança", referiu Gyökeres, que depois respondeu assim quando lhe perguntaram sobre se poderá deixar o Sporting neste verão: "pode acontecer. É futebol, nunca se sabe. Não estou a pensar nisso, veremos o que sucede. Se algo tiver de acontecer, acontecerá. O mais importante para mim é jogar num clube que realmente me queira." [n.d.r.: de acordo com a France Football, segundo uma nota nesta pergunta, a entrevista foi fechada a 7 de julho].
O avançado sueco foi ainda questionado sobre a razão pela qual começou a dar nas vistas mais tarde do que grande parte dos futebolistas de topo: "O segredo foi voltar a jogar como quando era miúdo. Quando somos jovens, não nos preocupamos com os pormenores, só queremos jogar futebol e divertir-nos. No início da minha carreira, a minha cabeça estava a distrair-se. Ao deixar de pensar demasiado em campo, tornei o meu futebol mais direto e instintivo. A obsessão pelo golo, que sempre tive, voltou a ser a essência do meu jogo. Não penso em mais nada para além de marcar e ganhar, e isso muda tudo".
Autor de 62 golos no ano civil de 2024, entre clube e seleção, Gyökeres atirou: "estou à mesa com os melhores avançados do Mundo. Ainda não viram o melhor Gyökeres".
Elogios ao Sporting: "Devo-lhe muito"
A subida ao estrelato mundial teve no Sporting um fator decisivo. "Devo-lhes muito. Conquistámos troféus e evolui muito com a equipa. Juntos, criámos memórias extraordinárias. Claro que Ruben Amorim também teve grande responsabilidade nisso. Foi quem me trouxe para aqui e o seu estilo de jogo encaixou em mim muito bem. Não consigo agradecer-lhe o suficiente."
O seu registo de 39 golos na Liga Portugal Betclic foi impressionante e Gyökeres respondeu assim a quem lhe retira mérito por tê-lo feito em Portugal: "quando algo pouco habitual acontece, as pessoas tentam arranjar uma explicação. Porque jogo na melhor equipa do campeonato, ou o nível em Portugal não é suficiente... é a opinião das pessoas e não quero saber. Sei o que consegui aqui e sempre dei o meu melhor. A liga portuguesa é muito boa, com jogadores de grande técnica. Pode não ser tão física quanto a inglesa, mas o nível é muito bom".