
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), de 29 anos, venceu, este domingo, ao sprint a 3.ª etapa da 108.ª Volta a Itália e recuperou a liderança da prova, que ontem havia sido assegurada pelo esloveno Primoz Roglic (Red Bull-Bora).
Pedersen, que já havia ganho a etapa inaugural e tinha sido o primeiro líder do Giro 2025, cumpriu o percurso de 160 km que decorreram na região da cidade de Vlorë, na Albânia, em 3.49,47h, impondo-se sobre a meta ao neozelandês Corbin Strong (Israel-Premier Tech) e ao venezuelano Orluis Aular (Movistar), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Mads Pedersen aproveitou a bonificação de 10s atribuída ao vencedor da etapa para recuperar a camisola rosa a Roglic, vencedor do Giro em 2023 e apontado como o principal favorito a esta edição e que se mantém no 2.º lugar da geral, a 9s do novo líder.
O português Afonso Eulálio (Bahrain – Victorious), concluiu esta 3.ª etapa – amanhã não há corrida por a caravana viajar para Itália – no 90.º lugar, a 3.15m de Pedersen. Ocupa a 98.ª posição, a 13.04m de Pedersen.