A 31ª jornada da Liga Portugal Betclic para no Estádio Cidade de Barcelos. Este sábado, Gil Vicente e Farense medem forças num duelo importante para as contas da manutenção.

Para já, são os gilistas que estão mais afastados da calculadora. Com o triunfo na jornada transata, na casa do Nacional - por 0-3 -, o conjunto de César Peixoto ficou cinco pontos acima da 16ª posição, lugar que dá acesso ao perigoso playoff de manutenção/despromoção.

Esta temporada, ao leme da equipa de Barcelos, o treinador conta com duas vitórias, um empate e quatro derrotas em sete partidas. Um registo pouco animador, quiçá aquém das expectativas, mas que deverá ser suficiente para garantir mais uma época no principal escalão do futebol português.

Ainda assim, César Peixoto assumiu que o embate contra o Farense tem contornos decisivos: «O Farense é uma boa equipa, com bons jogadores, e se os subestimarmos podemos ter problemas. Vai ser um jogo difícil, mais uma final até ao fim do campeonato. Temos de estar em alerta máximo.»

Do outro lado, Tozé Marreco tem menos margem de erro e a vitória frente ao Estrela da Amadora, na antepenúltima jornada, não importou tanto quanto deveria, face à perda de pontos no último jogo, diante do também aflito Boavista.

Por isso, os Leões de Faro ocupam o último lugar da prova, com apenas uma vitória - essa mesmo, contra os estrelistas - em 2025.

Além disso, para este próximo encontro, Marco Moreno e Elves Baldé devem ser cartas fora do baralho para Marreco. No sentido inverso, Ricardo Velho, o capitão da equipa, deve regressar às opções.

Em Barcelos, com muito em disputa, a bola começa a rolar às 18h. Será, praticamente, a machadada final para os farenses, ou os gilistas ainda vão tirar a calculadora do bolso para o que ainda falta jogar?

Onzes Prováveis

Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos, Rúben Fernandes, Jonathan Buatu, Sandro Cruz, Facundo Cáseres, Mohamed Bamba, Tidjany Touré, Kanya Fujimoto, Félix Correia, Pablo Felipe

Farense: Ricardo Velho, Pastor, Tomás Ribeiro, Cláudio Falcão, Derick Poloni, Rony Lopes, Ângelo Neto, Miguel Menino, Paulo Victor, Tomané, Rui Costa