A comunicação entre o VAR e os árbitros nem sempre é eficaz e fim de semana após fim de semana surgem episódios polémicos nos mais diversos campeonatos por esse mundo fora. Cada federação tenta enfrentar o problema à sua maneira, sendo que na Escócia optou-se por um método diferente e algo surpreendente. O organismo que comanda o futebol daquele país decidiu reunir os árbitros que atuam no principal escalão e convocou dois... pilotos de aviação para transmitirem alguns ensinamentos.

Esta decisão foi levada a cabo pelo líder da arbitragem, Willie Collum, que pretende que os árbitros tenham uma comunicação muito mais eficaz e aprendam a gerir melhor os momentos de maior pressão dentro de campo, precisamente como fazem os pilotos, habituados a comunicarem de forma rápida e objetiva com controladores aéreos e também chefes de cabine.

"É um ambiente de muita tensão, de vida ou de morte para os pilotos. As pessoas diriam que também é uma questão de vida ou morte no futebol. É preciso trabalhar muito com nossas equipas no centro do VAR sobre a melhor forma de comunicar, sobre manter a calma, sobre ser realmente racional na abordagem e análise. Queremos e faremos tudo o que pudermos para melhorar", afirmou o ex-árbitro.