
O FC Porto assegurou a contratação de Kotaro Nagata, médio japonês ex-UD Oliveirense, pode adiantar o zerozero. Trata-se de um médio de 20 anos, pertencente aos quadros do Yokohama FC e que nas duas últimas épocas esteve emprestado à equipa da II Liga.
Pela equipa de Oliveira de Azeméis, Nagata fez 30 jogos e marcou três golos. Destacou-se sobretudo pelo virtuosismo e a intensidade com bola, apesar da baixa estatura (160 centímetros). Mereceu, de resto, entrar por duas vezes na Equipa da Jornada do nosso portal.

Em novembro de 2022, o Grupo Onodera adquiriu 52,5 por cento do capital da SAD oliveirense. Desde então, os nipónicos colocaram vários atletas do país do sol nascente no emblema do Estádio Carlos Osório.
Nagata foi um deles, tal como foi o veteraníssimo Kazu Miura.
De acordo com o apurado, Kotaro Nagata vai integrar inicialmente o plantel da equipa B do FC Porto, que continuará a ser orientado por João Brandão. O atleta conta com chamadas à seleção de sub19 do Japão e é o segundo mais jovem de sempre a jogar pela equipa principal do Yokohama.
Os valores do negócio são simbólicos e estabelecidos diretamente entre a SAD de André Villas-Boas e o grupo japonês responsável pelo futebol profissional da UD Oliveirense.
O único futebolista do Japão na história do FC Porto é Shoya Nakajima. Fez 37 jogos e um golo entre 2019 e 2020. Na equipa B, os nossos registos estão em branco nesse particular.