O FC Porto foi coroado o grande vencedor da terceira edição da Liga Portugal Legends, ao bater o Benfica por 2-1, este domingo, no jogo decisivo do torneio que juntou antigos craques do futebol nacional no relvado do Estádio do Viveiro, na Nazaré.

Depois de começarem o dia com um triunfo por 6-2 frente ao Estrela da Amadora na meia-final do torneio de futebol de seis, os dragões superaram águias (tinham eliminado o SC Braga nos penáltis) num jogo bem disputado.

Bruno Moraes foi o herói da tarde, ao assinalar os dois golos do FC Porto. O brasileiro de 41 anos, equipado com a camisola 9, marcou mais golos no torneio (cinco) do que nos 27 jogos oficiais em que vestiu a camisola azul e branca (quatro). Recorde aqui a entrevista que o mesmo deu, há um ano, ao zerozero.

Bisou no jogo. @Liga Portugal

Do outro lado, André Almeida comandou a reação do Benfica. O antigo lateral, com 34 anos e retirado há três, reduziu a cinco minutos do fim, mas o marcador não voltaria a mexer.

Uma hora antes, o SC Braga bateu o Estrela da Amadora por 6-3 no jogo do terceiro lugar, conquistando, assim, um lugar no pódio. Wender e Meyong bisaram, enquanto Alan e Eduardo Oliveira marcaram os restantes. Luís Mota marcou três, mas saiu derrotado.

Rui Barros, a formiga atómica, levantou o troféu que fez do FC Porto o mais recente campeão da Liga Portugal Legends, sucedendo a Sporting (2024) e Vitória SC (2023).

Os destaques de um fim de semana recheado

MELHOR MARCADOR
TOP 2 João Coito João Coito Casa Pia AC 6 G 3 Luisinho Luisinho Académico 5 G 3 Bruno Moraes Bruno Moraes FC Porto 5 G 5 Meyong Meyong SC Braga 4 G Ver lista completa

O bis na final foi suficiente para levar Bruno Moraes até ao pódio dos melhores marcadores, com os mesmos cinco tentos que Luisinho marcou pelo Académico. Ainda assim, ficou a dois tentos de Luís Mota, que marcou mais de metade dos golos do Estrela da Amadora na prova: sete. João Coito (Casa Pia) marcou por seis vezes em apenas quatro jogos, muito graças ao póquer frente ao Leixões (6-2).

Num ambiente que foi alternando entre momentos mais divertidos e outros mais competitivos, houve algumas exibições surpreendentes por parte dos veteranos presentes. Rolando, por exemplo, foi muito elogiado e importante no triunfo dos dragões, mas o melhor jogador do torneio foi Afonso Figueiredo, esquerdino de 32 anos brilhou pelo Estrela da Amadora. Bruno Vale (FC Porto) foi o melhor guarda-redes.

Liga Portugal Legends 2025