O percurso de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional - assim como toda a sua carreira - é também pautado pelos recordes que o astro luso foi conquistando ao longo dos anos. Na partida diante da Polónia, referente à mais recente jornada da Liga das Nações, o cenário não foi distinto. O capitão das quinas carimbou novos marcos - reveja AQUI todos os contornos - e foi protagonista de um curioso dado.
De acordo com o nosso Playmaker, o experiente avançado português igualou Pepe, antigo central do FC Porto, como o jogador mais velho a apontar um golo pela seleção nacional. Ambos os atletas rubricaram o seu nome na lista de marcadores aos 39 anos, nove meses e onze dias - exatamente iguais, ao dia! Resta saber as horas e os minutos para tirar as teimas e separar este registo.
Das oito vezes em que o antigo defesa balançou as redes por Portugal, a última teve lugar nos oitavos do Mundial do Catar, em 2022, no triunfo diante da Suíça por 6-1. Na sequência de uma bola parada, Pepe respondeu da melhor forma, no interior da área, e carimbou de cabeça o segundo tento luso na partida.
José Fonte, atleta do Casa Pia AC, fecha as contas do pódio, tendo feito o gosto ao pé pela última - e única - vez aos 37 anos, nove meses e 18 dias, no encontro amigável entre Portugal e Catar, em 2021, que terminou com a vitória lusa por 3-0.
Os nomes que completam a lista de atletas mais velhos a rubricar um golo pela seleção são os de Ricardo Carvalho (36 anos, dez meses e 12 dias) - no embate com a Sérvia - e de Manuel Fernandes (35 anos, quatro meses e 25 dias) - no empate fora de portas em solo suíço.
Saliente-se que Cristiano Ronaldo fica assim a um golo marcado de isolar-se nesta lista e firmar um novo marco histórico no sua carreira, sendo o jogador mais velho de sempre a carimbar um tento por Portugal.