Portugal sofreu esta segunda-feira uma pesada derrota no Eurobasket, em Riga, frente à Letónia, anfitriã do Grupo A, mas ainda continua na luta pelos oitavos de final, decidindo uma vaga no próximo e decisivo jogo, frente à Estónia.

O triunfo da Letónia, por 78-62, muito alicerçado na eficácia dos 'triplos', não qualificou a equipa báltica desde logo, mas o bilhete para os 'oitavos' chegou horas mais tarde, com o esperado triunfo da Sérvia, de Nikola Jokic, sobre a República Checa, por 82-60.

No outro jogo do grupo, a Turquia derrotou a Estónia, por 84-64, e apresta-se a definir, frente à Sérvia, na última jornada, quem ganha o grupo.Só com vitórias, Turquia e Sérvia estão com oito pontos e serão primeiro e segundo do grupo.

Com seis pontos, a Letónia segue em terceiro e só perderá um lugar, no pior dos cenários, já que Estónia e Portugal têm cinco pontos.No Grupo B, em Tampere, Alemanha e Finlândia já estavam apuradas e hoje juntou-se ao grupo a Lituânia.

No jogo mais emocionante do dia, os lituanos derrotaram os finlandeses, por 81-78, e mostraram que têm potencial para chegar longe no torneio.

Claramente a seleção mais forte em Tampere, a Alemanha superou pela quarta vez a fasquia dos 100 pontos, com 120-57 à frágil seleção britânica, no que é o resultado mais desnivelado no Eurobasket no século XXI.

Na outra partida, Montenegro manteve-se na corrida aos 'oitavos' com a vitória sobre a Suécia, por 87-81.A Alemanha lidera, com oito pontos, à frente de Lituânia e Finlândia, que têm sete.

Montenegro, com cinco pontos e uma última jornada mais favorável, vai levando vantagem na corrida para o quarto lugar sobre a Suécia, que também tem cinco pontos.