Depois de se ter celebrado a Liberdade em Portugal, neste 25 de abril, é hora de voltar às grandes decisões do futebol português e uma delas passa pela Reboleira, onde Estrela da Amadora e FC Porto se defrontam, ambos de olhos nos seus objetivos para esta fase final do campeonato.

Comecemos pelo Estrela da Amadora. A turma da Reboleira tem tido uma época marcada pela irregularidade exibicional e prova disso é que chegam a esta fase final do campeonato ainda na luta por garantir a manutenção. Estão a cinco pontos da zona de despromoção direta - o que pode mudar facilmente com uma vitória do Farense ou Boavista - e numa luta com o AFS (que visita o Benfica) para ficar em 15º e, assim, não ir ao playoff de manutenção.

Os estrelistas vêm de duas derrotas seguidas e este é um jogo de peso, pelo que não se esperam grandes mexidas do técnico José Faria. A haver, Rodrigo Pinho e Chico Banza surgem como hipótese para aparecer no ataque - dependendo da estratégia -, Rúben Lima poderá trazer de novo a sua experiência à defesa e há sempre a possibilidade de optar por um meio campo mais robusto, quiçá sem Amine Oudrhiri e com um nome como Leonel Bucca a ter esse papel ao lado de Léo Cordeiro.

Do outro lado, por sua vez, temos um FC Porto que já foi afastado da luta pelo título há algum tempo e que tem, agora, como objetivo garantir o 3º lugar, que dá acesso direto à fase de liga da Liga Europa, algo importante para o planeamento desportivo da próxima época. Apesar de alguma irregularidade desde a chegada de Anselmi, os dragões têm vindo a melhorar e nota-se a evolução de processos nas últimas jornadas, mesmo que, por vezes, estejam dependentes do génio de jogadores como o jovem Rodrigo Mora.

Relativamente às escolhas do técnico argentino, há algumas dúvidas. Diogo Costa, o guarda-redes titularíssimo, está em dúvida, devido a lesão, e Cláudio Ramos pode mesmo ter de ser chamado a jogo, mas não se fica por aqui. Recentemente, vários jogadores do plantel principal foram alvos de processos disciplinares e isto pode influenciar as escolhas de Anselmi.

Otávio, Tiago Djaló, William Gomes, Samu e Danny Namaso são os visados. Alguns já têm sido pouco opção, mas no caso de Samu era um nome importante e que se esperava que regressasse à titularidade aquando da recuperação da sua lesão. Agora, com esta questão, a dúvida mantém-se: será o espanhol titular, ou Deniz Gul?

Com o empate do SC Braga, um aliciante especial para os homens de Anselmi. Recuperar e não sair do pódio é o mote para no que falta jogar para os dragões na I Liga.

Onzes Prováveis

Est. Amadora: João Costa, Renato Pantalon, Ferro, Rúben Lima, Diogo Travassos, Léo Cordeiro, Leonel Bucca, Guilherme Montóia, Chico Banza, Kikas, Jovane Cabral

FC Porto: Cláudio Ramos, Nehuén Pérez, Stephen Eustáquio, Iván Marcano, João Mário, Fábio Vieira, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Samu Aghehowa, Rodrigo Mora