
Marcus Edwards, jogador do Burnley cedido por empréstimo pelo Sporting, vai render cerca 6,5 milhões de euros aos leões, após a confirmação da subida do clube inglês à Premier League, garantida com a vitória sobre o Sheffield United.
O acordo comemorado no último mercado de transferências entre o emblema de Alvalade e os clarets previa a cedência do extremo até ao final da presente temporada. O negócio contemplava uma cláusula de opção de compra obrigatória, no valor de 10 milhões de euros (mais um milhão em variáveis), caso o Burnley garantisse a promoção ao principal escalão do futebol inglês. Apenas 65 por cento desse valor entrará nos cofres leoninos, gerando, assim, o valor acima referido.
Recorde-se que o extremo inglês chegou ao Sporting em janeiro de 2022, proveniente do Vitória SC, que por sua vez o tinha contratado ao Tottenham. O clube minhoto encaixou 7,75 milhões de euros com a venda ao leões, passando cerca de 50 por cento dos direitos económicos do atleta, ao conjunto leonino.
Mais tarde, na sequência da transferência de Pedro Porro para o Tottenham, os leões adquiriram mais 15 por cento do passe de Edwards. O Tottenham manteve 35 por cento dos direitos e por esse motivo encaixará os restantes 3,5 milhões de euros desta venda.
Esta época, ao serviço dos clarets, Marcus Edwards soma dois golos e uma assistência em 15 jogos. De leão ao peito, o inglês realizou 120 partidas, nas quais marcou 24 golos e somou 18 assistências.