
Marc Márquez foi o primeiro de muitos pilotos a correr para a via das boxes para trocar para a moto com pneus slick instantes antes do começo da volta de reconhecimento da corrida do GP das Américas de MotoGP.
As regras estipulam o procedimento e a penalização (travessia da via das boxes) para quem troca de pneus nessa janela de tempo em que tudo ocorreu em Austin. Mike Webb, diretor de corrida, falou do quão perto é que o piloto da Ducati esteve de ser penalizado.
Em declarações ao site oficial do campeonato, o britânico explicou que, caso não fosse a confusão gerada por serem tantos pilotos a trocarem de moto ao mesmo tempo em cima do arranque, as regras teriam sido seguidas:
– Tivemos uma situação parecida na Argentina em 2018. Juntos, reescrevemos as regras para garantir que qualquer um que mude o tipo de pneus na moto em condições meteorológicas a alterar enquanto deixa a grelha, recebe uma penalização. Se não fosse o caos que me levou a fazer um novo procedimento de arranque, se tivéssemos podido continuar com isso, os pilotos que foram buscar a moto de substituição na via das boxes com pneus diferentes montados, teriam cumprido uma penalização de travessia da via das boxes na corrida.
Quanto ao caso de Márquez em concreto, Webb referiu que o piloto teve sorte de não ser penalizado: ‘Parece que a equipa do Márquez não estava à espera de uma travessia da via das boxes – talvez estivessem à espera só de um arranque da via das boxes ou do fundo da grelha. Agora, a regra é que ao mudar pneus dessa forma, assumes a tua posição de grelha original depois da [volta de] aquecimento e cumpres uma travessia das boxes na corrida. Eles estavam a arriscar uma travessia da via das boxes. Da forma como aconteceu, com tantas motos e tal confusão para tirar e pôr motos e pessoas na grelha, acionei um novo arranque e eles foram muito sortudos por escapar com isso’.