Já estão definidos os 18 pilotos que vão lutar pela pole position do GP do Japão de Moto3. Este sábado em Motegi, a Q1 apurou os últimos quatro pilotos que vão passar pela Q2, com David Muñoz a destacar-se.

Muñoz (BOE Motorsports/KTM) começou a Q1 em Motegi com o melhor tempo, seguido de Stefano Nepa (LevelUp-MTA/KTM), Taiyo Furusato (Honda Team Asia) e Riccardo Rossi (CIP Green Power/KTM) no top quatro inicial.

Os quatro pilotos mantiveram-se nas quatro posições cimeiras com as suas segundas tentativas, mas a seis minutos do fim a situação já era diferente, com Rossi a cair para sexto e Scott Ogden (FleetSafe Honda – MLav Racing) em quarto. Nepa liderava na frente de Muñoz.

A dois minutos do fim, Rossi subiu a terceiro, pelo que desta feita foi Ogden a ficar de fora. Depois, foi Joel Esteban (CFMOTO Gaviota Aspar) a fazer melhor, chegando a quarto para tirar Furusato do top quatro.

Mas, a competir em casa, o japonês não se resignou, e com a sua última volta chegou a terceiro, para garantir a presença na Q2. Rossi também o conseguiu, com o quarto tempo 0,287s na frente de Esteban.

Quanto à liderança, esta acabou por ficar na posse de Muñoz, que com a sua derradeira tentativa superou Nepa por 0,084s.