Disputou-se a primeira qualificação do GP do Japão de Moto2, em que quatro pilotos garantiram a presença na luta pela pole position. Manuel González foi o mais veloz, liderando esse quarteto de apurados.

Depois das primeiras voltas, Zonta van der Goorbergh (RW-Idrofoglia Racing GP/Kalex) liderava na frente do colega Barry Baltus. González (QJMotor Gresini/Kalex) e Sergio García (MT Helmets-MSi/Boscoscuro) estavam, igualmente, em posição de apuramento.

Nada mudou no top quatro com as segundas voltas lançadas. Entretanto, Darryn Binder (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Kalex) esteve em quarto por alguns instantes, antes de ser superado por Dennis Foggia (Italtrans Racing Team/Kalex). Com isto, García foi relegado a sexto.

González chegou à liderança da tabela de tempos, batendo van der Goorbergh e Baltus, com Foggia a continuar em quarto… até que, a dois minutos da bandeira de xadrez, perdeu o lugar para García. Deste modo, ficou encontrado o lote de apurados: González liderou 0,031s na frente de van der Goorbergh, com Baltus em terceiro e García em quarto, deixando Foggia de fora por 0,060s.