
Na manhã desta quinta feira, 24, o FC Famalicão abriu o treino à comunicação social, ainda com poucas caras novas no esboço para 2025/26. Hugo Oliveira, treinador que transita da temporada passada, e Gil Dias foram os porta-voz do grupo e mostraram-se confiantes para a temporada que se avizinha.
«A chegada aqui ao clube, na época passada, foi em competição. Ou seja, preparar aquilo que era o jogo seguinte ao mesmo tempo que trazíamos as nossas ideias, sem muito tempo para desenvolver de uma formula bem vincada e com a paz que é necessária para esse processo. Estamos a trabalhar bem e muito. Não é a quantidade que nos interessa, mas sim a qualidade. Trazemos da temporada passada a identificação entre os projetos do clube e aquilo que são as ideias da equipa técnica e o caminho a continuar a desenvolver», começou por dizer Hugo Oliveira, técnico dos famalicenses.
Para Gil Dias, o grupo continua a trabalhar bem para continuar o desenvolvimento conseguido na temporada passada.
«É mais uma pré-temporada com muito trabalho. Temos alguns jogadores novos, com jogadores que já estavam cá no ano passado e estamos a trabalhar bem. Temos feito muitos treinos, muitos jogos e as coisas estão a ficar bem compostas. Continuamos com as ideias que tínhamos no ano passado, onde acabámos o campeonato numa boa fase e agora é continuar a fazer o mesmo trabalho que estávamos a desenvolver», revelou o extremo.
«O objetivo é ser melhor todos os dias»
Depois do sétimo lugar na última temporada, o presidente da SAD do Famalicão, Miguel Ribeiro, considerou o clube um candidato efetivo às competições europeias. Para Hugo Oliveira, o objetivo é ser melhor a cada dia.
«O objetivo é ser melhor todos os dias. Este é um clube com muita ambição, por isso é que eu disse, desde o primeiro momento que aqui cheguei, que havia um encaixe grande entre a equipa técnica e o clube. É um clube moderno, um clube jovem, mas sólido e que tem ambições. Não adianta criarmos, ao dia de hoje, objetivos quantitativos, mas sim um objetivo sentimental, que é aquele de que temos de ser melhores do que o ano passado. Não vamos fugir a isso.»
Já Gil Dias não escondeu o desejo pela Europa, não esquecendo a, sempre prestigiada, Taça de Portugal.
«Acho que todas as equipas têm um objetivo que é chegar ao Jamor, que é a final etapa de Portugal. Em relação à Europa, vamos de jogo a jogo mas temos objetivos, como é óbvio. Queremos fazer melhor que o ano passado e, se fizermos melhor que o ano passado, estamos perto desse objetivo», afirmou o avançado de 28 anos.
Óscar Aranda, um duro revés
O grande dissabor do FC Famalicão nesta pré-temporada foi a lesão de Óscar Aranda. O espanhol sofreu uma entorse do joelho direito, da qual resultou uma lesão do ligamento cruzado anterior e será operado nas próximas semanas.
«O futebol não é diferente da vida. Podemos ter grandes objetivos, andar nas nossas aventuras, mas o mais importante é ter saúde. Foi um momento triste para todos, mas ele tem de saber que tem um grupo de trabalho que está com ele para todo este momento de recuperação e um clube que tem todas as ferramentas para o ajudar. É um elemento importante do grupo de trabalho, de quem nós gostamos muito. Costumo dizer que é um jogador à moda antiga», disse o treinador sobre Aranda.
O colega Gil Dias também abordou o assunto e classificou Aranda como «um jogador incrível», dizendo ainda que a «família Famaicão» o vai ajudar muito neste período mais difícil.
Os jogadores presentes no treino do Famalicão: Tom van de Looi, Justin de Haas, Galeano, Otar Mamageishvili, Gustavo Sá, Pedro Santos, Topic, Hugo Cunha, Gabriel Cabral, Rochinha, Limaata, Martin, Victor Thiago, Jonas, Rodrigo Ribeiro, Carevic, Sorriso, Ba , Rodrigo Pinheiro, Rafa Soares, Zlobin, Pedro Bondo, Leo Realpe, Gustavo Garcia, Renan Santana, Mathias de Amorim, Gil Dias, Elisor, Abubakar e Zabiri.