Duras críticas do checo que passou pelo Benfica dirigidas a Cristiano Ronaldo. Karel Poborsky, médio que passou por Portugal no final dos anos 90, em entrevista à agência de notícias CTK, assumiu que será uma estreia difícil para a Chéquia no Campeonato Europeu, mas que o astro português pode facilitar a tarefa ao adversário.

Titularidade de Cristiano: «Há muito tempo que digo que Cristiano Ronaldo será um dos elos mais fracos de Portugal, caso seja titular. Os adeptos das duas seleções vão enlouquecer por ele, mas, com a idade que tem, não é tão válido para a construção de jogo e para pressionar quanto os companheiros mais jovens. Prefiro que seja titular, ajudaria mais a nossa equipa.»

Cristiano foi suplente no Mundial: «Acho que o próprio Ronaldo nunca vai perceber isto (de partilhar minutos com outros jogadores). Tiro o chapéu pelo que fez, graças à sua enorme auto-confiança, mas não se pode parar a idade, ele tem 39 anos. Não sabemos como é com o treinador Roberto Martínez, mas foi escrito que o seu antecessor, Fernando Santos, teve este problema no Mundial.»

Cristiano conta com sete assistências em Europeus (menos uma do que o recordista Poborsky): «Não ligo às estatísticas individuais, a equipa é muito mais importante. O sucesso dos nossos rapazes na primeira partida ia-me deixar muito feliz como adepto da seleção, e depois como recordista.»

Antevisão ao jogo: «Imagino-os a virem para cima de nós desde o início. A coragem de ir rapidamente para o contra-ataque é crucial. Mesmo se jogarmos com uma defesa baixa, um adversário forte como é Portugal pode ser ameaçado.»