Em 2024, o Mundial de Superbike passou a ter um peso mínimo obrigatório do conjunto moto + piloto. Algo que prejudicou em particular Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati), o piloto mais leve do pelotão. E Serafino Foti revelou que podia ter ficado em causa o futuro do piloto.

Apesar de discordar desta alteração, o gestor de equipa da Aruba.it Ducati mostrou-se resignado a adaptar-se, afirmando ao GPOne.com: ‘Todos fazem o seu próprio trabalho, e cada construtor serve o seu próprio propósito. O objetivo é ter um regulamento que não penalize, embora neste momento tudo o que temos de fazer é habituar-nos à decisão. Desperdiçar tempo a queixar-nos é inútil. A única coisa a fazer é reagir’.

Posto isto, Foti reconheceu que o lastro tem um impacto significativo… e que Bautista teria saído do WSBK caso a medida chegasse ao patamar de peso pretendido por alguns:

Somos os únicos com um lastro e, na fase dinâmica, o peso afeta muito. De facto, há consequências significativas. Se eles tivessem acrescentado 10kg como alguém queria, o Álvaro ter-se-ia retirado. O facto é que, se as outras equipas tivessem um piloto como o Álvaro, não sei se ficariam ou não contentes com o lastro.