
O documentário "As chuteiras são delas" foi esta quinta-feira apresentado na Cidade do Futebol e o selecionador Francisco Neto fez a revelação do dia, a propósito do nome da nova série. "Na preparação do Europeu na Holanda, em 2017, tínhamos um problema, porque a maior parte das jogadoras só tinha um par de chuteiras para a época toda e eram para sintético, que era onde jogavam. O técnico de equipamentos - na altura, era 'roupeiro' (risos) -, o Hugo, era o mesmo da Seleção principal e procurou que os jogadores cedessem chuteiras. Como a Carolina [Mendes] calçava o mesmo número do [Ricardo] Quaresma, foi com as chuteiras dele que marcou o primeiro golo de Portugal num Europeu", contou o técnico de 43 anos.
O documentário será emitido a partir de 31 de maio na SIC e SIC Mulher, incidindo sobre a vivência de 12 protagonistas, entre jogadoras, treinadoras e árbitras, em seis episódios de 15 minutos. "É o 'casamento' perfeito", defendeu Pedro Carvalho, CEO da Generalis Tranquilidade, que "quer aproximar-se dos portugueses e, neste caso, das portuguesas, e não há melhor forma de o conseguir do que o futebol", perfilando-se parceiro da FPF e dinamizando o programa. "Não haja dúvida que as chuteiras são nossas", atirou a secretária-geral Helena Pires, vincando a aposta e investimento da Federação no futebol feminino.
Mara a treinadora... despedida
Carolina Mendes (R. Power), Diana Silva (Sporting) , Laura Luís (Albergaria), Gabriela Gonçalves (Damaiense), Sónia Almeida (Cadima), Sara Brasil (Estoril), Sofia Almeida (Famalicão) foram as protagonistas presentes. Uma a uma, apresentaram-se à plateia, até que chegou a vez de Mara Vieira, que se anunciou como "treinadora, despedida", provocando risos na plateia.