A seleção nacional de Portugal realizou, este domingo, a conferência de antevisão à partida frente à Croácia, referente à ultima jornada da Liga das Nações - o encontro disputa-se esta segunda-feira pelas 19h45. Antes do selecionador Roberto Martínez tecer declarações, João Cancelo, lateral do conjunto das quinas, esteve perante os jornalistas e analisou a partida.
João Cancelo em discurso direto:
Expectativas para o encontro diante da Croácia: «Já não conta a nível de pontos, mas conta como orgulho. Estamos aqui a representar a nossa família e amigos, que desejavam estar no patamar onde nos encontramos. Representar o nosso país é sempre um motivo de orgulho, acho que é o momento mais alto da carreira de um jogador.»
«Temos de mostrar que jogamos por Portugal e sempre para ganhar, seja qual for o jogo. A Croácia é muito boa a nível técnico e tático, tem jogadores que jogam nos melhores clubes da Europa. Vai ser um jogo certamente muito bem jogado e muito dividido.»
Concorrência na posição de lateral direito: «É muito bom ter grandes jogadores a competir comigo na posição. Todos nós queremos o mesmo, que é ter um lugar no onze. Trabalhámos para isso no nosso diariamente, tanto nos clubes como na seleção. É uma luta interessante, porque somos todos jogadores de altíssimo nível, e cabe ao mister depois decidir.»
Diferença de intensidade entre campeonato saudita e seleção?: «Não sabe se é menor porque nunca jogou lá, isso é um mito. Eu também pensava que a liga árabe era muito mais fraca do que realmente é. Continuo a achar que os melhores jogadores atuam na Europa, mas acho que o campeonato árabe está a evoluir anualmente.»
«Chegam cada vez mais e melhores jogadores e a intensidade vai crescendo. Não sinto nenhuma diferença, sinto-me perfeitamente a nível físico. Se quiser perguntar os meus dados de GPS ao mister, ele pode confirmar isso.»
Conselhos aos jovens da seleção nacional: «Estou sempre pronto a ajudar os jovens, quando cheguei também esperava que me ajudassem e foi isso que aconteceu. Então faço o mesmo, tento que a adaptação seja o mais rápido possível. Tento colocar todos à vontade para exprimirem o seu futebol, que é o mais importante.»
«É tudo muito bonito, mas o que se vêm aqui fazer prende-se com o rendimento. O futebol é um mundo cruel, por vezes. Um jogo pode ditar muita coisa na carreira de um jogador. Mas são miúdos muito trabalhadores, humildes e têm os pés bem assentes na terra. O talento eles já têm.»
Ausência de Cristiano Ronaldo: «O mister decidiu dar descanso ao melhor jogador de Portugal de todos os tempos e nós estamos aqui para representar todas as ausências. Somos um grupo muito unido. Vamos tentar dar uma boa resposta.»
Forma de ferir a Croácia: «Temos um pouco de tudo na nossa seleção. Temos velocidade, técnica e também alguns jogadores físicos, apesar que menos do que a Croácia. São uma equipa muito técnica e estão praticamente ao nosso nível, vai ser um grande jogo. Tanto de um lado como do outro, vão estar jogadores de altíssimo nível e esperemos que a vitória saia para o nosso lado.»