
O Sporting, com uma entrada em falso na segunda parte, perdeu esta quarta-feira com os escoceses do Celtic, por 2-0, no quinto jogo de preparação dos bicampeões nacionais de futebol, disputado no Estádio Algarve.
Horas depois do empate (0-0) com o Portimonense, os 'leões' sofreram a primeira derrota da pré-época, com Hatate, aos 47 minutos, de grande penalidade, e McCowan, aos 71, a 'selarem' o triunfo da formação de Glasgow.
Depois da igualdade matinal à porta fechada, em Lagos, o Sporting versão 2025/26 apresentou-se aos seus adeptos em público pela primeira vez, sem qualquer reforço e esquematizado em '4-2-3-1', que deverá ser a tática primordial na nova época.
O técnico Rui Borges colocou Hjulmand e João Simões à frente de uma defesa a quatro, em que Matheus Reis jogava à esquerda, com Trincão, Pote e Geny Catamo no tridente de apoio ao jovem avançado Rodrigo Ribeiro, regressado de empréstimo ao AVS e a ocupar a posição '9' de Gyokeres, que continua ausente dos trabalhos.
O campeão escocês até começou o jogo com mais dinâmica ofensiva, provocando alguns 'calafrios' junto da baliza de Rui Silva, mas esse bom período não durou mais do que 10 minutos.
O Sporting reagiu e não demorou muito tempo a chegar com perigo à baliza rival, por Matheus Reis, que falhou uma grande oportunidade, atirando para fora, aos 14, e João Simões, que, de fora da área, obrigou Schmeichel a boa estirada, aos 18.
Ainda que com intensidade relativamente baixa, os 'leões' foram assumindo, gradualmente, o controlo de jogo e, até ao intervalo, estiveram perto do golo, em lances de Geny Catamo (31 e 45+3) e João Simões (39), enquanto Rui Silva defendeu um remate do isolado Maeda, aos 42.
Israel e Harder lançados para a 2.ª metade
No arranque da segunda metade, já com Franco Israel e Conrad Harder em campo, o Celtic abriu o ativo, numa grande penalidade convertida por Hatate, após falta de St. Juste sobre Kenny (47).
A equipa 'leonina' tentou reagir e, no seu primeiro 'esticão' em jogo, o dinamarquês Harder correu muitos metros pelo flanco esquerdo, acabando por rematar já dentro da área e acertar 'em cheio' no poste direito da baliza do Celtic.
O médio Kochorashvili, que chegou ao Sporting proveniente dos espanhóis do Levante, jogou na última meia hora -- substituiu Hjulmand -- e até exibiu bons pormenores, numa prestação que ficou, porém, marcada pelo erro que originou o segundo golo do adversário, aos 71 minutos.
Após uma perda de bola do georgiano junto à área do Celtic, a formação orientada por Brendan Rodgers gizou um contra-ataque perfeito, com finalização de McCowan para aumentar o marcador.
Os campeões portugueses continuaram 'por cima', mas em ritmo fraco e incapaz de, até ao apito final, gerar os desequilíbrios necessários para evitar o primeiro desaire da pré-época.
"Ninguém está acima dos interesses do clube..."
Durante a partida, os adeptos leoninos exibiram duas tarjas nas bancadas onde podia ler-se: "Ninguém está acima dos interesses do clube, seja ele quem for" e "Focados no tri".
Esta foi uma clara mensagem para Viktor Gyökeres, jogador em rota de colisão com o emblema verde e branco, que negoceia a sua transferência para os ingleses do Arsenal.
O Sporting, cuja estreia oficial está marcada para 31 de julho, também no Estádio Algarve, frente ao Benfica, em jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, leva agora duas vitórias, dois empates e uma derrota em duas semanas de trabalho.
A formação de Rui Borges volta a jogar na segunda-feira, defrontando o Farense em Lagos, à porta fechada, e os ingleses do Sunderland no Estádio Algarve.
Com Lusa