
O antigo jogador da NBA, Ron Harper, conhecido pela passagem pelos Chicago Bulls e Los Angeles Lakers, está a ser protagonista de uma polémica, depois de ter tecido alguns comentários ofensivos sobre a comunidade muçulmana nas redes sociais.
A publicação, posteriormente apagada pela plataforma X, foi uma resposta a um vídeo que mostrava um grupo de muçulmanos a rezar no meio de uma avenida de Filadélfia, bloqueando o trânsito durante o feriado de Eid al-Fitr, celebrado em abril, no estado da Pensilvânia.
A mensagem original a que Harper respondeu dizia: «Isto é a América. Temos de o impedir de todas as formas possíveis.»
O pentacampeão da NBA (três desses títulos ao lado de Michael Jordan nos Bulls) reagiu com um comentário agressivo: «É atropelá-los a todos e tirá-los das ruas.»
Harper jogou 15 épocas na NBA, tendo representado os Cleveland Cavaliers, Los Angeles Clippers, Chicago Bulls e Los Angeles Lakers. Para além dos títulos ao lado de Jordan, ganhou mais dois campeonatos (2000 e 2001) com os Lakers de Kobe Bryant e Shaquille O'Neal. Após a reforma, fez parte da equipa técnica dos Detroit Pistons de 2005 a 2007 como treinador adjunto.