
A festa da Taça tomou conta de Portugal por estes dias e, esta quarta-feira, é dia de jogo grande, com o Benfica a receber o SC Braga, na Luz. Um duelo entre habituais candidatos à conquista desta prova, que procuram ficar um passo mais próximos do Jamor e do «caneco.»
Estamos a poucos jogos da final, mas esta quarta-feira temos um género de «final antecipada», como se diz na gíria futebolística, entre águias e gverreiros. Só um passará, num duelo que tem por norma ser «quentinho» e de nível elevado - já se defrontaram duas vezes esta época, entre campeonato e Taça da Liga, e cada um venceu um jogo.
Do lado do Benfica, a confiança tem estado a crescer, contrariando os recentes problemas com lesões, de tal forma que estes levam seis vitórias, e um empate, nos últimos sete jogos. Além disso, a rotação implementada por Bruno Lage nos últimos duelos trouxe ao técnico encarnado a prova que tem mais opções no plantel e alguma frescura a elementos importantes.
Para este jogo, a única garantia dada por Lage, na antevisão do jogo, é que a baliza estará entregue ao jovem Samuel Soares, mas esta não deverá ser a única mudança, até porque, no último jogo, com o Boavista (3-0), fez várias mexidas. Por isso, espera-se uma equipa mais próxima da «habitual», embora haja elementos a ganhar pontos nas últimas semanas, como Dahl e Bruma. Podem ser opção.
Virando as atenções para o SC Braga, falamos de uma equipa que também tem estado claramente em crescendo nas últimas semanas, após uma certa reestruturação do plantel, vencendo cinco dos últimos seis jogos (mais um empate). A confiança tem começado a fluir e, olhando para o campeonato, renasceu a luta pelo pódio, aproveitando os últimos deslizes do FC Porto.
Na antevisão da partida, Carlos Carvalhal não abriu o jogo, mas deu a garantia que Fran Navarro e Racic estão totalmente aptos a ir a jogo, pelo que são fortes possibilidades a saltar diretamente para a titularidade. Contudo, podem não ser as únicas e nomes como João Ferreira ou Gabri Martínez podem ter protagonismo.
Equilíbrio na Taça
Historicamente falando, este será o 16º duelo entre Benfica e SC Braga na Taça de Portugal e, até ver, há bastante equilíbrio, com ligeiro ascendente para as águias: o Benfica venceu oito jogos, o SC Braga venceu seis e houve um empate. Aqui inclui-se uma final, em 2021, onde os bracarenses levaram a melhor (2-0).