Na deslocação à Madeira, a equipa do Benfica venceu o Marítimo, este sábado, pela margem mínima (0-1). Laís Araújo assinou o único tento certeiro de um encontro em que a equipa da casa causou enormes dificuldades à equipa encarnada.

Em relação à jornada anterior, Albano Oliveira nada mudou no onze verde-rubro. Já Filipa Patão operou uma revolução, na medida em que efetivou seis trocas comparativamente com o empate em casa contra o Sporting (1-1).

O encontro arrancou com a sabedoria tática da equipa caseira a sobressair-se no período inicial. O Marítimo pressionou e anulou a eficácia da construção de jogo encarnada. Além de impedir que o Benfica chegasse à sua área, a equipa insular foi conseguindo também lançar-se para o ataque e criou as melhores oportunidades do primeiro quarto de hora.

Daí em diante, as águias procuraram anular a toada de jogo e apresentar-se em zonas de finalização. Contudo, o poder de fogo no ataque era parco, até porque as tentativas eram maioritariamente de meia distância, algo que as da casa foram conseguindo controlar.

A situação mais impactante do primeiro tempo aconteceu ao minuto 37. Inicialmente, Teresa Oliveira, perto do lance, entendeu existir falta de Érica Costa num lance dentro da área com Beatriz Cameirão, tendo assinalado grande penalidade. Chamada pelo VAR e após consultar as imagens, reverteu a decisão inicial.

Era preciso mudar

As comandadas de Filipa Patão precisavam mesmo de se apresentar de cara lavada no segundo tempo e a treinadora começou por mostrá-lo com uma tripla substituição ao intervalo, que rapidamente se revelou acertada, até porque colocou em campo Cristina Martín-Prieto, a goleadora das encarnadas. A espanhola começou logo à procura do golo, algo que poderia ter concretizado ao minuto 49, caso tivesse conseguido obter maior eficácia na execução do remate.

E se ao minuto 57, Sofia Lewis teve tudo para adiantar as verde-rubras no marcador (pecando na demora ao decidir), o Benfica colocou-se em vantagem logo de seguida: confirmando o momento ascendente após o intervalo, Lais Araújo apareceu solta de marcação no segundo poste e cabeceou para o fundo das redes. Nicole Panis, que vinha a realizar uma boa partida, somando intervenções de qualidade, não ficou muito bem na fotografia do lance que veio a ser decisivo.

Até ao final da partida, ambas as equipas dispuseram de chances perigosas, mas, à imagem do encontro como um todo, pecaram na finalização. Érica Costa, aos 70', não conseguiu acertar na bola mesmo à boca da baliza, numa situação em que tinha tudo para fazer o golo. 15 minutos depois, Andreia Norton atirou com força ao poste.

Com este resultado, o Benfica reforça a sua liderança da Liga BPI, somando 44 pontos, ao passo que o Marítimo mantém-se no sétimo posto, com os mesmos 23 pontos. Na próxima jornada, em março, as águias vão receber o Vilaverdense, ao passo que as maritimistas recebem o Estoril. Pelo meio, haverá Taça da Liga e Taça de Portugal.