
A ANTEVISÃO: MCLAREN VOLTA A DOMINAR, MAS COM CHARLES LECLERC À ESPREITA
Depois das vitórias na Áustria e na Grã-Bretanha, Lando Norris continua em boa forma e conquistou a pole position no Grande Prémio da Bélgica. O piloto britânico bateu o seu companheiro de equipa, Oscar Piastri, por 85 milésimos, ao fazer a volta mais rápida em 1:40.562. Charles Leclerc que fez a pole nas duas edições passadas foi o terceiro mais rápido com um tempo de 1:40.900.
O fim de semana na Bélgica nem começou bem para Norris, ao ficar atrás de Max Verstappen e Piastri na corrida Sprint, mas na qualificação para a corrida de amanhã bateu os seus rivais diretos. Esta é a quarta pole de Norris, nesta temporada, e amanhã quererá diminuir a diferença para o seu companheiro de equipa.
Verstappen, que venceu a corrida Sprint de manhã, não foi além de um quarto lugar. Um erro na primeira curva foi o que o afastou da luta pela pole position na Bélgica e viu Leclerc a intrometer-se na disputa com os McLaren. Yuki Tsunoda fez das suas melhores qualificações ao volante do Red Bull ao fazer o sétimo melhor tempo.
George Russell foi dos pilotos mais rápidos no primeiro setor da pista, mas nos restantes não conseguiu acompanhar o ritmo dos adversários e vai largar na sexta posição, atrás de Alex Albon. O tailandês fez uma volta “canhão” na sua última tentativa e partirá da terceira linha do grid. O Top-10 ficou fechado com os rookies Isack Hadjar, Liam Lawson e Gabriel Bortoleto, respetivamente.
Na Q2, houve uma grande surpresa, que foi a eliminação dos dois Haas. A equipa norte-americana mostrou um bom ritmo tanto na qualificação para Sprint, como na própria corrida, mas ficaram-se pelo 11.º e 12.º lugar, com Esteban Ocon a ser eliminado por 20 milésimas. Além dos dois pilotos da Haas, ficaram pelo caminho Pierre Gasly, Nico Hulkenberg e Carlos Sainz.
A Q1 foi uma autêntica desilusão para três equipas. Lewis Hamilton na sua derradeira volta fez um tempo que lhe dava passagem à Q2. Contudo, ultrapassou os limites de pista na curva quatro e, consequentemente, o seu tempo foi apagado e terminou na 16.ª posição. O piloto da Ferrari não está a ter um fim de semana fácil na Bélgica, tal como Kimi Antonelli. O jovem italiano também não fez uma grande qualificação e vai partir atrás de Franco Colapinto e à frente de Fernando Alonso e Lance Stroll. A estratégia da Aston Martin não resultou e vai ter os seus dois pilotos na última linha do grid.
EQUIPA A TER EM CONTA
Red Bull – Pode ser uma escolha ousada, mas se chover como é esperado no dia da corrida na Bélgica a equipa austríaca pode partir em vantagem. Os monolugares de Max Verstappen e Yuki Tsunoda foram configurados para o tempo de chuva e todos sabemos da qualidade do tetracampeão mundial nestas condições atmosféricas.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Charles Leclerc (Ferrari) – A época não tem corrido na perfeição para o monegasco, mas na corrida de amanhã poderá ter uma palavra a dizer. Leclerc tem boas memórias no circuito de Spa-Francorchamps e quem sabe se amanhã não conquista a primeira vitória da Ferrari em 2025.