
Sobre o nulo entre Bolívia e Uruguai e sobre a goleada da Argentina sobre o Brasil já falámos (pode ver nos links abaixo disponibilizados), mas as Eliminatórias sul-americanas de acesso ao Mundial 2026 contaram com outros três jogos na última madrugada.
Com a Argentina já apurada diretamente para a fase final, verifica-se agora uma intensa e complexa luta pelos outros lugares de acesso direto e também pelo lugar de play-off. Mas comecemos pelos lugares diretos, ocupados neste momento por Equador (23), Uruguai (21), Brasil (21), Paraguai (21) e Colômbia (20).
De todas estas equipas só o Brasil perdeu nesta jornada. De resto, o Equador não foi além do nulo na casa do Chile, último classificado, o Uruguai fez o mesmo na casa da Bolívia e entre Paraguai e Colômbia houve um intenso duelo que terminou empatado a duas bolas. Ficou tudo praticamente na mesma, portanto.
A luta aqueceu no lugar de play-off. Com a vitória pela margem mínima (1-0) sobre o Peru, a Venezuela passou a ser 'líder' deste mini-campeonato, somando agora 15 pontos e tendo vantagem de um ponto para a Bolívia e de cinco para Peru e Chile, últimos da tabela. A desvantagem para os lugares de acesso direto, no caso da Venezuela, passa agora a ser de cinco pontos.