
O Skills Challenge/Desafio de Habilidades do All Star Game da NBA ficou marcado este sábado por um momento invulgar - a desqualificação de Chris Paul e Victor Wembanyama, dos San Antonio Spurs, por violação das regras, algo que aconteceu pela primeira vez na história deste torneio.
No primeiro Desafio de Perícia, que combina lançamentos, passe e drible com tempo contado, notou-se que o francês, o primeiro da dupla a lançar, tentou encontrar uma brecha nas regras. Para poupar tempo, os dois companheiros de equipa dos Spurs optaram por lançar o maior número possível de bolas ao cesto, praticamente sem olhar, em vez de as atirarem em todas as tentativas ao longo do percurso.
Por não terem tentado, verdadeiramente, atirar ao cesto, foram diretamente eliminados da competição. Esta estratégia valeu-lhes também as vaias do público. A transmissão televisiva estranhou e declarou ‘isto parece mesmo coisa do Chris Paul’, mas francês disse que a ideia foi sua: «A ideia foi minha, não me arrependo, foi uma boa ideia. Fizemos o melhor tempo, os números falam por si. Se estava à espera de ser desclassificado? Não. Se o desafio nos permite fazer isso, se há uma lacuna nas regras, esse é o problema.»
Evan Mobley e Donovan, dos Cleveland Cavaliers, acabaram por vencer o concurso.
No caminho para a vitória, Mitchell e Mobley começaram por eliminar Zach LaVine dos Atlanta Hawks e Alex Len dos Washington Wizards. Na ronda final, enfrentaram os experientes Draymond Green e Moses Moody, dos Golden State Warriors. Completaram o percurso em apenas um minuto, enquanto Green e Moody cometeram alguns erros.