Vivem-se dias cheios de acontecimentos no FC Porto. O despedimento de Vítor Bruno, as quatro derrotas seguidas, o empate caótico frente ao Santa Clara, as notícias da negociação de um treinador cujo clube não parecia muito disposto a deixá-lo sair.

Pois bem, o técnico desejado por André Villas-Boas já é, mesmo, o novo dono do banco dos dragões. Martín Anselmi é o novo treinador do FC Porto, tendo o clube azul e branco anunciado que o argentino, de 39 anos, assinou contrato válido até 2027, isto é, por duas épocas e meia.

Anselmi aterra em Portugal vindo do Cruz Azul, do México. Na comunicação enviada à CMVM, o FC Porto não detalha pormenores sobre as negociações com o anterior clube do argentino, que há dias dizia não ter chegado a acordo com a administração de Villas-Boas e não ter autorizado a viagem do argentino para Portugal.

Martín Anselmi é o primeiro treinador não europeu do FC Porto desde a saída de Carlos Alberto Silva, em 1993. É o quinto argentino a orientar os azuis e brancos, depois de Eladio Vaschetto, Alejandro Scopelli, Francisco Reboredo e Lino Taioli, todos entre 1947 e 1953.

Depois de não ter sido jogador de futebol, Anselmi, fã de Marcelo Bielsa, foi subindo a pulso em vários clubes das Américas. Ganhou notoriedade no Independiente del Valle, do Equador, onde conquistou quatro títulos, e também se destacou, em 2024, no futebol mexicano.

Fã de futebol de ataque, com muita posse, pressão e vertigem ofensiva, o jornalista de formação tem privilegiado uma estrutura de três centrais. Já esteve no Dragão a assistir ao empate diante do Santa Clara.

O segundo treinador da era Villas-Boas, depois da saída de Vítor Bruno, fará a sua estreia num duelo de alto risco. Contra o Maccabi Tel Aviv, quinta-feira, na Liga Europa, em Belgrado, o FC Porto precisa de um bom resultado para não ser eliminado da competição.

Anselmi pega na equipa depois de cinco encontros seguidos sem vencer, com quatro derrotas e a já referida igualdade contra o Santa Clara. Após vencer a Supertaça, o FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal e da Taça da Liga.

Com a Liga Europa em risco, na I Liga os dragões estão em 3.º, com os mesmos 41 pontos do Benfica e a seis do Sporting. O clássico com os leões será, mesmo, a estreia caseira do novo treinador, a 9 de fevereiro, na sequência do embate contra o Maccabi e da deslocação ao terreno do Rio Ave.