
Num desenvolvimento de cortar a respiração no Grande Prémio da Áustria, a classificação da F1 para 2025 testemunhou uma mudança sísmica, com a Ferrari a dar um salto monumental, enviando ondas de choque pelo mundo das corridas. A corrida foi marcada por uma colisão precoce entre Kimi Antonelli e Max Verstappen, interrompendo abruptamente a sua busca pela glória na primeira volta. Este infeliz incidente deixou o campeão de quatro títulos a 61 pontos do atual líder, Oscar Piastri. No entanto, o acidente poupou Verstappen de incorrer em pontos de penalização, potencialmente evitando uma suspensão catastrófica, uma vez que agora se encontra à beira com apenas nove pontos nos últimos 12 meses.
Entretanto, o experiente campeão de duas vezes, Fernando Alonso, orquestrou uma subida sensacional na classificação do campeonato de pilotos, impulsionando-se da desinteressante 16ª posição para uma louvável 13ª, após um brilhante sétimo lugar. Igualando-se ao seu colega de equipa da Aston Martin, Lance Stroll, com 14 pontos, a recuperação de Alonso significa uma determinação feroz de dominar as pistas uma vez mais.
No que diz respeito aos construtores, a Ferrari ascendeu à cobiçada posição de melhor entre os restantes, garantindo o terceiro e quarto lugar na corrida e ultrapassando a Mercedes para reivindicar o segundo lugar na classificação geral. Apesar deste feito notável, a equipa de Maranello ainda está a 207 pontos do dominante McLaren, que continua a reinar supremo na corrida do campeonato de construtores.
A classificação dos pilotos da F1 após o Grande Prémio da Áustria pinta um quadro vívido do atual panorama:
1. Oscar Piastri | McLaren | 216 pontos
2. Lando Norris | McLaren | 201
3. Max Verstappen | Red Bull | 155
4. George Russell | Mercedes | 146
5. Charles Leclerc | Ferrari | 119
6. Lewis Hamilton | Ferrari | 91
7. Kimi Antonelli | Mercedes | 63
8. Alex Albon | Williams | 42
9. Esteban Ocon | Haas | 23
10. Nico Hulkenberg | Kick Sauber | 22
As classificações dos construtores mostram a intensa rivalidade entre as equipas:
1. McLaren | 417 pontos
2. Ferrari | 210
3. Mercedes | 209
4. Red Bull | 162
5. Williams | 55
6. Racing Bulls | 36
7. Haas | 29
8. Aston Martin | 28
9. Sauber | 26
10. Alpine | 11
Num dramático alteração de regras para 2025, o ponto pela volta mais rápida foi eliminado da temporada. Esta alteração visa prevenir manobras estratégicas onde os pilotos entrariam nas boxes perto do final da corrida apenas para garantir a volta mais rápida, alterando a dinâmica da classificação do campeonato. Exemplos notáveis desta tática incluem a manobra estratégica de Daniel Ricciardo na temporada de 2024, onde ele conseguiu a volta mais rápida nos últimos momentos do GP de Singapura, perturbando a trajetória do campeonato para os seus concorrentes.
À medida que a poeira assenta após o caótico Grande Prémio da Áustria, a paisagem da F1 está transformada, preparando o palco para uma feroz batalha pela supremacia nas pistas.