Enquanto os rumores sobre a Fórmula 1 continuam a circular, Colton Herta, uma das estrelas mais brilhantes da IndyCar, está a ignorar o barulho. Com a temporada de 2025 no horizonte, o californiano de 24 anos está completamente focado num objetivo: vencer o seu primeiro campeonato da IndyCar. Mas será que o sucesso em solo americano irá inevitavelmente reabrir a porta para a F1?


Pondo a F1 em segundo plano
Durante anos, Herta tem estado no centro da especulação sobre se tornaria o próximo piloto americano na Fórmula 1. No entanto, a conversa constante sobre a F1 já se tornou cansativa para a jovem estrela. Falando abertamente durante o dia de mídia da IndyCar, Herta expressou o seu desejo de se concentrar apenas na tarefa que tem pela frente.

“Eu meio que fui arrastado nesta conversa durante, parece, meio década agora, e tive que carregar isso à minha frente durante um tempo,” admitiu Herta. “Portanto, estou um pouco cansado que seja assim. Eu só quero conduzir neste momento e focar na IndyCar este ano e concentrar-me em vencer o campeonato.”

Mesmo assim, é difícil ignorar o elefante na sala. Com o anúncio da FIA sobre uma 11ª equipa, a Cadillac F1, a juntar-se ao grid da Fórmula 1 em 2026, o nome de Herta continua inextricavelmente ligado ao esforço americano. Afinal, Michael Andretti, que liderou a candidatura da Cadillac F1, sempre defendeu Herta como o piloto que traria o talento dos EUA de volta ao palco global.

O Enigma da Super Licença
Um possível movimento para a F1 depende de saber se Herta consegue garantir a elusiva super licença da FIA. O sistema, baseado em pontos acumulados ao longo de três temporadas, requer 40 pontos para a elegibilidade. O segundo lugar de Herta no campeonato IndyCar de 2024 aproxima-o tantalizantemente desse limiar.

“Acho que a resposta para isso é que nem sei qual é a matemática para conseguir uma super licença,” disse Herta com um encolher de ombros. “Se acontecer, aconteceu, e ótimo, terei uma decisão a tomar—se ainda for desejado. Se não acontecer, então, para mim, estou preso a correr na IndyCar. Estarei bem.”

Vencer o campeonato IndyCar de 2025 garantiria os pontos necessários, potencialmente abrindo a porta para a F1. Mas, por enquanto, os olhos de Herta estão firmemente fixos na glória da IndyCar.

Negócios Inacabados na IndyCar
Herta entra na temporada de 2025 com impulso e motivação. A sua campanha de 2024 viu-o terminar em segundo lugar na classificação, a apenas 31 pontos do tricampeão Alex Palou. A temporada foi uma montanha-russa de altos e quase-acertos, com seis classificações entre os cinco primeiros e duas vitórias nas últimas sete corridas.

No entanto, momentos de má sorte—acidentes em Indianápolis e Detroit, um incidente com um pneu em Milwaukee, e uma bandeira amarela inoportuna em Iowa—deixaram Herta a questionar o que poderia ter sido. “Não estou feliz,” admitiu. “É realmente frustrante terminar em segundo. Por mais agradável que seja, por ser a minha melhor classificação, é realmente frustrante estar tão perto e não conseguir.”

A competição não vai facilitar as coisas. Palou, à procura de um histórico tri-campeonato, mantém-se tão determinado como sempre. “Vai exigir muito esforço; a competição é realmente difícil,” disse Palou. “Vencemos o último campeonato com apenas duas vitórias, por isso isso mostra quão difícil é.”

Equilibrar Ambições e Realidades
Para Herta, o fascínio da F1 continua forte, mas não é tudo consumidor. O pensamento de deixar para trás amigos, família e a familiaridade das corridas nos EUA pesa muito sobre ele. “Não é uma coisa garantida. Todos os meus amigos e família ainda estão aqui nos EUA, e eu não conheço ninguém para onde vou. Portanto, é uma decisão muito, muito grande a tomar se eu tiver que tomar uma decisão,” explicou.

Em última análise, Herta sabe que o sucesso na IndyCar é a chave para manter todas as portas abertas. Uma vitória no campeonato solidificaria o seu status como um dos elites do automobilismo, quer o seu futuro esteja nos EUA ou do outro lado do Atlântico.

A Palavra Final
Por agora, a história de Colton Herta não é sobre o que pode ser em 2026—é sobre o que está bem à sua frente. À medida que se prepara para a temporada de 2025 da IndyCar, o seu foco é claro: conquistar a série que tem sido a sua casa e deixar o resto seguir o seu curso. Quer o ano termine com um campeonato da IndyCar, uma super licença, ou o reacender dos sonhos da F1, uma coisa é certa: a jornada de Herta está longe de acabar.