As ambições da McLaren de potenciar as suas operações na Fórmula 1 com o chefe de estratégia da Red Bull, Will Courtenay, sofreram um golpe significativo. Apesar de ter assegurado Courtenay para 2026, a Red Bull deixou claro que ele permanecerá na sua pitwall durante toda a temporada de 2025, obrigando a McLaren a esperar mais do que esperava pelo seu valioso recrutamento.


A Longa Espera por Courtenay
No passado mês de setembro, a McLaren anunciou a contratação de alto perfil de Will Courtenay como o seu novo diretor desportivo. Com a tarefa de reforçar as operações de fim de semana de corrida da McLaren, esperava-se que Courtenay reportasse diretamente ao diretor de corrida Randeep Singh. No entanto, com o seu contrato com a Red Bull a vigorar até meados de 2026, a McLaren enfrentou uma batalha difícil para trazê-lo a bordo mais cedo.

Embora as liberações antecipadas sejam frequentemente negociadas em tais cenários, a Red Bull recusou-se a ceder, optando em vez disso por manter Courtenay na sua função atual durante a campanha de 2025. Ele continuará a trabalhar ao lado da principal engenheira de estratégia da Red Bull, Hannah Schmitz, que está prevista para assumir o papel de Courtenay assim que a sua saída finalmente ocorrer.

A Perspectiva da Red Bull: Conservar Talento, Promover Internamente
O chefe da equipa Red Bull, Christian Horner, não expressou animosidade em relação à decisão de Courtenay de sair, reconhecendo o apelo da oferta da McLaren. “Ele [Courtenay] está aqui há 20 anos,” comentou Horner. “Falámos sobre outros papéis dentro do grupo. Foi-lhe oferecido um papel maior com um salário muito alto da McLaren, e nesse momento, tens de dizer: ‘Boa sorte. Vai em frente.’”

Horner também destacou como a saída de Courtenay abre caminho para Schmitz assumir o controlo. “Se ela não tivesse tido essa oportunidade, teria sido um alvo privilegiado para alguém,” observou.

A Red Bull tem um histórico de manter o pessoal chave ativo até os seus últimos dias, como evidenciado pelas contribuições contínuas do diretor desportivo Jonathan Wheatley no ano passado antes da sua transferência para a Sauber.

Solução Temporária da McLaren
Enquanto Courtenay continua ligada à Red Bull, a McLaren tomou medidas para fortalecer a sua própria estrutura em preparação para a temporada de 2025. Oli Cartlidge, anteriormente um especialista sénior em estratégia de corrida, foi promovido para liderar a estratégia de corrida e operações estratégicas. O seu papel alargado visa libertar Singh para se concentrar em operações de corrida mais amplas sem se perder em especificidades estratégicas.

Esta reorganização interna, juntamente com a promoção de Cartlidge, garante que a McLaren mantém clareza na tomada de decisões na box, enquanto visa competir por ambos os campeonatos.

Conflito Estratégico na F1
A decisão da Red Bull de manter Courtenay até 2025 sublinha a feroz competição por talento na Fórmula 1, onde os melhores estrategas são frequentemente tão críticos quanto os próprios pilotos. Para a McLaren, o atraso pode ser doloroso, mas o retorno a longo prazo de adquirir um especialista experiente como Courtenay pode revelar-se inestimável na sua busca pela glória do campeonato.

Entretanto, a confiança da Red Bull em Schmitz sinaliza a profundidade da sua equipa estratégica, garantindo uma transição suave mesmo com a iminência de saídas de alto perfil.


O que vem a seguir?
Com Will Courtenay fora de alcance até 2026, a McLaren precisará de aproveitar ao máximo os seus recursos atuais para manter a dinâmica. A Red Bull, por sua vez, irá procurar maximizar a experiência de Courtenay por mais uma temporada enquanto prepara Schmitz para liderar os seus esforços estratégicos no futuro.

A temporada de 2025 não apenas irá testar a paciência da McLaren, mas também a sua adaptabilidade enquanto navega este período crítico de transição na sua busca para voltar ao topo da Fórmula 1.