Radu Petrescu, árbitro internacional romeno, viajou até Lisboa para dirigir o SL Benfica / Bolonha, que se disputou no Estádio da Luz.

A liderar a equipa de vídeo arbitragem a partir da sede da UEFA, em Nyon (Suíça), esteve o neerlandês Pol Van Boekel.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

2' Pavlidis ainda marcou a passe de Di María, mas o golo foi bem anulado após intervenção do VAR. O avançado grego estava claramente adiantado em situação que devia, podia e tinha que ser detetada pelo árbitro assistente.

10' Trubin, com a luva esquerda, tirou a bola dos pés de Dallinga sem cometer falta sobre o neerlandês. Lance legal na área encarnada.

12' O árbitro assistente assinalou pontapé de canto para o Benfica, mas Di María foi derrubado antes por Holm. Seria (não foi) a terceira infração do sueco sobre o seu adversário.

24' O primeiro cartão amarelo da partida foi bem exibido a Pavlidis. O atacante encarnado derrubou Iling-Júnior apenas para impedir início de saída prometedora.

42' Beukema terá tocado/agarrado a camisola de Otamendi na marcação após pontapé de canto, mas esse contacto não terá sido suficiente para ser sancionado como infração. Convém ressalvar que as imagens televisivas não foram as ideais.

43' Di María pediu falta para penálti, mas sem razão: a bola bateu na cara e não na mão de Holm. Lance legal na área do Bolonha.

45+1' Fabbian, de posse de bola, pisou o pé de Florentino fruto de movimento descuidado. Infração bem assinalada. Sem amarelo.

48' Florentino foi advertido com justiça na sequência de rasteira negligente sobre Ferguson. O árbitro indicou que exibiu o amarelo ao médio devia à reincidência.

52' O critério disciplinar de Petrescu obrigava-o a mostrar o amarelo a Dallinga na sequência de abordagem negligente sobre Otamendi. Este é um dos problemas em arbitragens rigorosas: há sempre momentos em que falham.

53' Di María cruzou bola intercetada pela mão de Fabbian. O árbitro entendeu, em interpretação discutível, que houve corte de ataque prometedor.

60' Bah foi advertido por protestos (o árbitro assinalou pontapé de baliza, o dinamarquês queria pontapé de canto).

62' A este nível, foi excessivo o amarelo exibido a Casale. O jogador teve a bola na mão mas não impediu claramente o rápido recomeço do adversário.

63' Desta vez foi Kokçu a ser advertido, no caso acertadamente: o turco puxou o braço de Ferguson, impedindo-o de sair a jogar.

63' Posch reagiu com um "chega para lá" desnecessário após tentativa de Otamendi em levantá-lo do relvado. A forma como o argentino caiu foi excessiva, mas isso não anulou a ação antidesportiva do austríaco. Amarelo por exibir. 

67' Bah colocou o pé no relvado e foi Dallinga quem acabou por tocar com o pé direito na parte de trás da perna do lateral, desequilibrando-se de seguida. Sem penálti.

71' Amarelo mal exibido a Fergurson por falta tática (cometida à saída da área encarnada e com muitos jogadores atrás).

76' Otamendi pontapeou calcanhar de Ndoye não por negligência, mas porque o adversário antecipou-se, tirando-lhe a bola no momento em que ia pontapear a bola. Não houve motivo para segundo amarelo.

79' Bola rematada por Di María foi travada pelo peito/braço direito de Ferguson, que estava encolhido, junto ao corpo e em posição defensiva. Lance legal na área dos transalpinos.

89' Amarelo mostrado a Freuler por correr na direção de Carreras, tocando no adversário. Excessivo.

90+5' Beukema foi advertido com justiça após agarrar Arthur Cabral, evitando saída rápida.

NOTA: 5