Num movimento sísmico para a indústria automóvel da Alemanha, o Grupo Volkswagen está prestes a fechar uma ou mais fábricas nacionais pela primeira vez na sua história de 87 anos. De acordo com o CEO da marca VW, Thomas Schaefer, a empresa está a enfrentar uma sobrecapacidade e desafios crescentes, o que torna necessárias medidas drásticas para reestruturar as operações nos próximos três a quatro anos.
“Sem Outra Alternativa”: A Dura Realidade da VW
Num entrevista à publicação alemã Welt am Sonntag, Schaefer deixou claro que o construtor automóvel deve adaptar-se a “novas realidades” num panorama automóvel em rápida mudança. Com a diminuição da procura por certos modelos e os custos crescentes da transição para veículos elétricos (VEs), a VW não vê um caminho à frente sem reduzir a sua capacidade de produção.
“Precisamos de reduzir capacidades e adaptar-nos às novas realidades,” afirmou Schaefer. “Neste momento, não vemos outra forma de alcançar os nossos objetivos sem fechar pelo menos uma fábrica.”
Quais Fábricas Estão em Risco de Fecho?
Duas fábricas alemãs estão sob séria consideração para fecho:
- Fábrica de Osnabrück: Conhecida pela fabricação do Porsche 718 Cayman e Boxster, bem como do Volkswagen T-Roc Cabriolet. A produção dos modelos Porsche terminará em 2024, seguida pelo T-Roc Cabriolet em 2025, deixando a fábrica sem uma linha de produção viável.
- Fábrica Transparente em Dresden: Uma instalação menor focada na construção do ID.3 EV, opera em baixo volume e complementa a produção da muito maior fábrica de Zwickau.
Os potenciais encerramentos marcariam um ponto de viragem histórico para a VW, que tem evitado fechar qualquer fábrica na Alemanha desde a sua criação.
Despedimentos e Cortes Salariais à Vista
Os encerramentos podem levar a despedimentos significativos. Embora a VW planeie mitigar o impacto através de desistências naturais e pacotes de reforma antecipada, Schaefer admitiu que estas medidas por si só não serão suficientes.
- Cortes Salariais para Executivos e Conselho: Os salários do Conselho Executivo da VW já foram reduzidos em 5% este ano, com novas reduções prováveis tanto para a gestão como para os empregados.
- Impacto Mais Amplo na Força de Trabalho: Milhares de trabalhadores nas instalações visadas podem enfrentar perdas de emprego, desencadeando protestos e potenciais greves.
Reacção dos Sindicatos e Greves
O conselho de trabalhadores da VW e os sindicatos estão a preparar-se para lutar contra os encerramentos. Os representantes laborais da empresa alertaram para possíveis greves em Dezembro se a montadora avançar com o fecho de instalações.
O conselho de trabalhadores, um poderoso órgão de empregados, tem historicamente trabalhado para preservar empregos e prevenir encerramentos. Uma potencial greve poderia agravar as tensões, acrescentando às já significativas pressões financeiras e operacionais sobre a montadora.
Porquê Reestruturar Agora?
A Volkswagen está a enfrentar uma rentabilidade decrescente nos seus principais mercados europeus e vendas em atraso de veículos elétricos, o que tem pressionado os recursos e reduzido a eficiência da produção. Com concorrentes como a Tesla e montadoras chinesas a ganharem terreno no mercado de veículos elétricos, a sobrecapacidade da VW na Alemanha está a tornar-se insustentável.
A medida da empresa para simplificar a produção faz parte de um esforço mais amplo para garantir a viabilidade a longo prazo. Os encerramentos e as medidas de redução de custos associadas devem posicionar a VW para um futuro mais competitivo, embora a um elevado custo a curto prazo.
Uma Mudança Histórica para o Gigante Automóvel da Alemanha
Os potenciais encerramentos de fábricas da Volkswagen na Alemanha sinalizam uma era de mudanças sem precedentes para uma das empresas mais icónicas do país. À medida que o fabricante de automóveis navega por uma transição desafiadora em direção à eletrificação, a decisão sublinha as dificuldades que as montadoras tradicionais enfrentam num mercado global ferozmente competitivo.
Com os sindicatos a ameaçar greves e as comunidades locais a prepararem-se para os efeitos económicos em cadeia, o caminho à frente para a reestruturação da VW promete ser tão contencioso quanto transformador.