
O Papa Francisco, internado há três dias no hospital Gemelli, em Roma, está em estável e continua a receber o tratamento para recuperar da infeção das vias respiratórias, informou este domingo o Vaticano.
A sua condição clínica "é estável e o processo de diagnóstico e terapêutica prescrito pela equipa médica continua", informou a Santa Sé em comunicado.
Segundo o serviço de imprensa do Vaticano, Francisco, de 88 anos, "dormiu bem durante a noite" e este domingo de manhã "recebeu a Eucaristia e acompanhou a Santa Missa pela televisão", enquanto à tarde "alternou a leitura com o descanso".
Durante a manhã, o Papa agradeceu aos profissionais de saúde a atenção e os cuidados recebidos no hospital Gemelli.
"Ainda preciso de tratamento para a minha bronquite", escreveu o pontífice, que agradeceu "o afeto, a oração e a proximidade daqueles" que o acompanham nestes dias, assim como dos médicos e dos profissionais do hospital pelos cuidados recebidos, afirmando que "fazem um trabalho precioso e muito cansativo".
O Vaticano divulgou o texto preparado pelo Papa para o Angelus após a celebração da Missa do Jubileu da Cultura, cuja homília de Francisco foi lida pelo cardeal português José Tolentino de Mendonça, na sequência da sua hospitalização desde a passada sexta-feira.
Na oração do Angelus, o Papa quis recordar o Jubileu "dedicado especialmente aos artistas que vieram de várias partes do mundo" e agradeceu ao Dicastério para a Cultura e a Educação, cujo prefeito é o cardeal Tolentino, por ter preparado o evento.
Esta é a quarta vez que o Papa Francisco é hospitalizado no Hospital Gemelli.