
O Turismo da Madeira aprimorou a forma como é apresentada a informação sobre o estado dos Percursos Pedestres Classificados pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) no seu site oficial, tornando-a mais acessível e visível, em tempo real.
Esta actualização permite que turistas, guias, operadores e empresas de animação turística passem a dispor de acesso rápido, fiável e centralizado às condições dos trilhos da Região, facilitando o planeamento seguro e eficiente das suas atividades.
A nova funcionalidade está integrada em vários pontos estratégicos do site – desde a página inicial e carrosséis informativos, até às páginas específicas de cada percurso, resultados de pesquisa e mapa interativo da secção de caminhadas –, permitindo visualizar, através de grafismos, os percursos que se encontram abertos, condicionados ou fechados, o que garante maior visibilidade e facilita a navegação. Este desenvolvimento traduz-se num contributo direto para a segurança dos visitantes, para a organização dos operadores turísticos e para a promoção de uma experiência mais fluida, segura e informada, reforçando a estratégia digital de promoção do Destino Madeira, e representando, também, uma valia para habitantes e visitantes.
O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, afirma que, esta nova funcionalidade do VisitMadeira.com, “fortalece a nossa aposta numa comunicação mais eficaz, clara, centrada no utilizador” e, acima de tudo, “enaltece a consciência ambiental que está cada vez mais patente na promoção do destino”, reforçada também por uma tutela que congrega as três áreas essenciais da identidade regional.
“O trabalho que tem sido desenvolvido ao nível da divulgação do destino, e que agora ganha esta atualização, tem como objetivo melhorar significativamente a experiência dos visitantes, promover a segurança nas atividades ao ar livre e valorizar o turismo de natureza, um dos pilares da nossa oferta”, diz.
O governante recorda ainda que esta aposta não é exclusiva do portal do destino, e estende-se a outros meios utilizados pela AP-M, sempre com o objetivo de revelar a oferta e as experiências disponíveis. Neste âmbito, Eduardo Jesus, exemplifica esse trabalho de comunicação, com a mais recente newsletter da AP-M, onde é dada a conhecer a oferta de percursos no Porto Santo. “Estes são passos dados na modernização digital do destino Madeira e na forma como comunicamos, com rigor e inovação, tudo o que a Região tem para oferecer", acrescenta.