![Três estanhos rasgos de luz vermelha no céu: fenómeno raro filmado na Madeira](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Um fotógrafo português captou um fenómeno natural muito raramente observado, na madrugada de segunda-feira, na ilha da Madeira. Trata-se de um "sprite", um evento luminoso que ocorre na atmosfera superior e que está associado a trovoadas.
De acordo com a publicação que divulgou nas redes sociais, o fotógrafo, que "estava a filmar os relâmpagos no horizonte", conseguiu captar o momento em que surgiram no céu três estranhos rasgos de luz vermelha, o chamado "sprite".
O que são sprites?
Conhecidos como "red sprites" (duendes vermelhos, na tradução literal), estes 'relâmpagos' vermelhos são descargas elétricas que aparecem como uma 'rajada de luz' por cima das nuvens, durante as trovoadas, de acordo com a Smithsonian Magazine.
Estes 'duendes' formam-se, normalmente, durante fortes tempestades ou furacões, quando há muita energia elétrica no ar.
Como este é um fenómeno meteorológico tão fugaz (tem uma duração de cerca de 10 milissegundos) e não costuma ser visível da Terra, por ser ocultado pelas nuvens, os sprites são difíceis de observar e ainda mais difíceis de documentar.
Segundo os especialistas ouvidos pela revista científica, o fenómeno em si não é invulgar. O que é raro são as provas de que os sprites existem. Aliás, pensava-se que o fenómeno era um mito até ter sido fotografado por um piloto, em 1989.
Para tentar perceber melhor os sprites, a NASA lançou o projeto "Spritacular", que convida fotógrafos de todo o mundo a contribuir com imagens destes "fenómenos encantadores".
O projeto conta já com 825 voluntários, 309 observações e 18 países e, no site, é possível ver as imagens captadas por todo o mundo.