Os destroços do avião que capotou ao aterrar no aeroporto de Toronto, no Canadá, na segunda-feira, já começaram a ser retirados da pista.

Vão ser enviados para um hangar onde vai ser feita uma investigação que possa explicar as causas do acidente.

O CEO da companhia aérea garante que os pilotos da aeronave são experientes e que já tinham treinado em condições semelhantes às do dia do acidente.

O aparelho da companhia aérea norte-americana Delta estava a aterrar quando embateu no solo. As duas asas foram arrancadas.

Cerca de 20 pessoas ficaram feridas. Apenas uma continua internada no hospital.

Transportation Safety Board/Reuters

"Pendurados como morcegos": os relatos dos passageiros do avião

Os passageiros do avião revelam que aconteceu tudo muito rápido, desde o momento em que a aeronave virou até à retirada das pessoas. Falam num momento caótico, com os passageiros a tentar fugir de possíveis explosões.

Peter Carlson, um paramédico que viajava para uma conferência em Toronto, relata o momento:

"Quando dei por mim, num ápice, estava de cabeça para baixo, ainda com o cinco de segurança (...) O sentimento inicial é que precisamos de sair disto."

Falou ainda sobre a união entre os passageiros presos no avião.

Peter Koukov, esquiador profissional do Colorado, estava a caminho de Toronto para gravar um filme sobre esqui. Numa entrevista à CNN, descreve uma aterragem normal até ao momento em que as rodas atingiram o solo e o avião derrapou para o lado, virando completamente.

"Estávamos pendurados de pernas para o ar, como morcegos."

O caos provocado pela aterragem falhada foi registado em vídeo pelo influencer e esquiador profissional do Colorado Pete Koukov. As imagens mostram a confusão que se viveu a bordo do avião da Delta Airlines, como os passageiros a fugirem do aparelho, que ficou virado de pernas para o ar. Pete Koukov estava a caminho de Toronto para gravar um filme sobre esqui.