Um vídeo gravado por um drone ucraniano captou soldados russos a conduzir trotinetes elétricas durante um ataque a uma cidade ucraniana. Ainda que possa parecer algo insólito, os especialistas avisam que pode ser uma decisão estratégica.
Nas imagens, divulgadas no Youtube, é possível ver os soldados a conduzir as trotinetes elétricas numa estrada esburacada de Toretsk. Só que a certo momento as crateras são tão grandes que se veem obrigados a transportar as trotinetes à mão. E um dos soldados até acaba por cair.
A missão prossegue até que chegam a uma estrutura abandonada e danificada. Abandonam as trotinetes e, sempre sob o olhar atento do drone ucraniano, os russos entram para um túnel que, momentos depois, é destruído pela artilharia ucraniana.
Ao jornal The New York Times, o tenente-coronel Dmytro Pavlenko-Kryzheshevskyi, responsável pela brigada que repeliu o ataque, explica que os russos estão a usar cada vez mais trotinetes elétricas em detrimento de tanques e explica porquê.
É que as tropas russas têm sofrido perdas substanciais na Ucrânia e a utilização de veículos mais pequenos pode fazer parte de uma tática para abalar as defesas ucranianas.
“Atacar um único equipamento que transporta 15 pessoas é possível e pode ser feito com alguma facilidade. Mas quando essas 15 pessoas estão a conduzir trotinetes elétricas estamos perante um grande problema”, afirma o tenente-coronel.
Para além das trotinetes, a Rússia também tem usado carrinhos de golfe, moto-quatro e motociclos para uso militar.