
A Skoda mostrou o primeiro vislumbre do concept “Vision O”, com estreia prevista para o Salão de Munique, que terá lugar em setembro, e que aponta ao futuro da marca checa e da evolução da linguagem de design Modern Solid.
Este concept promete antecipar alguns detalhes da próxima geração do Octavia, que deverá chegar até ao final da década e estrear a nova plataforma SSP EV do Grupo VW, e que tudo aponta para que venha a contar com uma versão 100% elétrica.
A primeira imagem oficial, agora revelada, mostra uma silhueta que permanece fiel ao formato geral do modelo atual, mas com uma nova assinatura luminosa, um design que é predominantemente moldado pelos contornos leves, uma carroçaria aerodinâmica, bem como um para-brisa inclinado e um tejadilho suavemente inclinado típico dos modelos carrinha da Skoda.
A marca de Mladá Boleslav, explicou ainda que a designação do concept “Vision O” deriva do conceito de circularidade. “Essa abordagem holística à reciclagem e reutilização de componentes minimiza o impacto ambiental do desenvolvimento e da produção do veículo. Além disso, o conceito também se caracteriza pela combinação de funcionalidade e experiência do utilizador”, refere a Skoda em comunicado.
No ano em que comemora o seu 130.º aniversário, a marca checa está a trabalhar para a apresentar a uma perspetiva sobre os próximos modelos no seu segmento de carrinhas líder de longa data.
“Este será um dos nossos passos mais significativos no desenvolvimento e na evolução da nossa linguagem de design para este período de transição na indústria automóvel. Isso nos posicionará para continuarmos como um player importante no segmento station wagon, no qual a Skoda Auto atua desde a década de 1920. Estamos entusiasmados em apresentar este conceito ao mundo no início de setembro de 2025, marcando uma nova era para a Skoda Auto”, disse Klaus Zellmer, CEO da Skoda Auto.