O site Internet Archive, que funciona como uma biblioteca digital, deixou de estar acessível na quinta-feira, depois de o seu fundador ter anunciado um grande ciberataque que resultou numa fuga de dados envolvendo potencialmente milhões de utilizadores.

Brewster Kahle explicou na rede social X que estava a trabalhar para restaurar o serviço do 'site' que cofundou em 1996 e para melhorar a sua segurança.

O Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que reúne investigadores e académicos e cujas ferramentas são amplamente utilizadas por verificadores de factos em todo o mundo.

Um ataque DDoS "por negação de serviço", ou seja, que consiste em derrubar um sistema ao sobrecarregá-lo com pedidos, "danificou o site" e expôs dados pessoais (nome de utilizador, endereço de e-mail e palavra-passe) dos utilizadores, detalhou na quarta-feira à noite.

Kahle acrescentou na quinta-feira que os 'hackers' tornaram inacessíveis o 'site' principal e a sua "Biblioteca Aberta", um catálogo digital de livros publicados em todo o mundo, especificando que a prioridade era proteger os dados dos utilizadores antes de restaurar o serviço.

Os utilizadores relataram na quarta-feira que foram recebidos no 'site' através de uma janela com uma mensagem irónica de hackers, anunciando a invasão dos dados de 31 milhões de utilizadores.

O site HIBP, que permite saber se os dados de um utilizador foram pirateados, confirmou este número no X.

Brewster Kahle não respondeu imediatamente aos pedidos de informação da agência France-Presse (AFP), mas indicou no X que outros detalhes seriam fornecidos gradualmente.

A funcionalidade mais conhecida do Internet Archive é o "Wayback Machine", que permite guardar páginas web como ficheiros não editáveis.

Assim, o Internet Archive mantém cópias de milhões de páginas web nos seus servidores, arquivadas automaticamente ou através de pedidos dos utilizadores.

Estas cópias, de livre acesso 'online', mantêm-se independentemente das modificações efetuadas nas páginas de Internet arquivadas e mesmo em caso de eliminação.

O Wayback Machine, tal como outros 'sites' de arquivo, é portanto um elemento essencial para os verificadores de factos que o utilizam para encontrar vestígios de publicações eliminadas e garantir que as provas que utilizam nos seus artigos estarão sempre visíveis para os seus leitores.

Isto também pode ajudar a documentar as alterações efetuadas em determinados conteúdos ao longo do tempo.