O Sindicato Nacional dos Motoristas e outros Trabalhadores (SNMOT) veio, através de comunicado, deixar novas críticas ao Governo Regional, mais concretamente ao presidente Miguel Albuquerque e ao secretário Pedro Rodrigues, e também "esclarecer a opinião pública" acerca do actual processo negocial envolvendo este sindicato, os Horários do Funchal (HF) e o executivo madeirense.

O Sr. Secretário, como diz o povo, Calado é um poeta. Deve de ser muito triste uma pessoa ter que se socorrer à mentira e à difamação para tentar fazer com que a razão fique do seu lado. O Sr. Secretário na ânsia de difamar o SNMOT mente. Sindicato Nacional dos Motoristas e outros Trabalhadores (SNMOT)

Em causa está o facto do governante responsável pela pasta dos Transportes, Pedro Rodrigues, "nunca em momento algum" ter feito alguma proposta "explicita ou implícita" aos representantes deste sindicato sobre a questão da redução do Horário Normal Semanal de Trabalho para as 35 horas e sobre a correcção das actualizações Salariais para 2025.

"O SNMOT apenas foi chamado a pronunciar-se sobre a actualização proposta de 5 euros apresentada pela Administração dos HF na Direcção Regional do Trabalho no passado dia 17 de Junho e nada mais que isso. Se o Sr. Secretário ainda tiver alguma réstia de honestidade intelectual e de vergonha na cara, que venha dizer publicamente quem apresentou a proposta dos 20 euros ao SNMOT, quem promoveu a dita reunião e em que dia e local é que essa alegada reunião se realizou e quem foram os seus intervenientes", pode ler-se no comunicado.

Não obstante, o sindicato também sublinha que o secretário regional "também mente" quando afirma que o SNMOT pede 35,65 euros de aumento, "quando o SNMOT sempre pediu pede 30,65 euros".

Os Trabalhadores do Sector dos Transportes Colectivos Rodoviários de Passageiros já se cansaram de serem sistematicamente ameaçados e enxovalhados e – com as sua Lutas – estão a dar o exemplo a outros Trabalhadores de outros Sectores a se unirem em torno dos seus Direitos. Sindicato Nacional dos Motoristas e outros Trabalhadores (SNMOT)

Por fim, esta entidade relembra que já convocou formalmente uma nova greve de 24 horas para o dia 20 de Julho, dia em que se realiza a Festa do PSD no Chão da Lagoa, e já solicitou à ACIF e à Administração dos Horários do Funchal um pedido de reunião.

Confira em seguida o comunicado na íntegra:

Anexo (PDF): Comunicado do Sindicato Nacional dos Motoristas e outros Trabalhadores (SNMOT)