
Jorge Atouguia e os médicos Afonso André Silva, Rui Coelho, Leonardo Andrade, Nancy Faria e Ana Paula Reis foram os formadores do primeiro curso sobre infeções sexualmente transmissíveis, organizado pelo Serviço de Doenças Infeciosas do SESARAM.
A sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça colheu a formação, que teve uma carga horária de 8 horas, em formato intensivo, com sessões teóricas distribuídas ao longo do dia, contando com a presença de 44 formandos. O objectivo passou pela actualização científica e clínica na área das infeções sexualmente transmissíveis.
"O programa abordou temas como a epidemiologia global e nacional das infeções sexualmente transmissíveis, uretrites e cervicites, úlceras genitais, sífilis, vírus do papiloma humano, monkeypox (varíola do macaco), hepatites B e C, VIH e PrEP, bem como estratégias de prevenção para além da vacinação", explica nota à imprensa.
Na sessão de abertura esteve presente o presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Herberto Jesus, o director clínico, José Júlio Nóbrega, o presidente do Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira, Gil Bebiano, e as coordenadoras científicas da formação e médicas do Serviço de Doenças Infeciosas do SESARAM, EPERAM, Ana Paula Reis e Nancy Barros.
"Este curso é promovido e certificado pelo Centro de Formação do SESARAM, EPERAM, sendo objeto de co-financiamento pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Madeira 20-30", termina a nota.