A partir do próximo dia 21 de Julho, a Direção Regional de Estatística da Madeira vai conduzir o inquérito telefónico que se integra num projecto do SESARAM que pretende avaliar a 'Literacia em Saúde Mental', na Madeira. Esta investigação está a cargo do Grupo de Investigação em Enfermagem integrado na Direção de Enfermagem do SESARAM.

O enfermeiro especialista em saúde mental do SESARAM e investigador principal, Paulo Gonçalves, está a coordenar o projecto que vai contactar 1.179 famílias distribuídas pelos 11 municípios da região, seleccionadas através de uma metodologia rigorosa de amostragem que garante a representatividade dos resultados.

"A recolha, tratamento e análise dos dados ficará a cargo da DREM, que assegura a confidencialidade e a obrigatoriedade das respostas, conforme as suas habituais práticas estatísticas. Os dados finais serão disponibilizados ao grupo do projecto de forma agregada para garantir a privacidade dos inquiridos", explica uma nota enviada à imprensa.

No fundo, o inquérito "pretende avaliar a capacidade dos indivíduos de reconhecer sintomas e características de diversas perturbações mentais, o conhecimento sobre as opções de ajuda profissional disponíveis, a procura ativa de informação sobre saúde mental e a presença de crenças estigmatizantes e estereótipos sociais".

Neste momento, o Grupo de Investigação em Enfermagem do SESARAM conta com a participação activa de 102 enfermeiros, envolvidos em 34 Projectos de Investigação em Enfermagem.

O SESARAM e a DREM reforçam o apelo à população seleccionada para que responda de forma fidedigna e contribua para esta importante iniciativa de saúde pública.