Na sua primeira intervenção como presidente da Assembleia Legislativa da Maderia, num Dia da Região, Rubina Leal enalteceu o Dia da Região e das Comunidades Madeirenses como uma celebração da identidade insular e da Autonomia, conquistada com esforço, mantida com firmeza e projectada com responsabilidade para o futuro.

A presidente destacou o contexto internacional instável - marcado por guerras, inflação, crise energética e alterações climáticas - sublinhando a importância de a Madeira manter um rumo, ambição e coesão. A autonomia foi apresentada como instrumento essencial para enfrentar desafios e garantir estabilidade e progresso.

Rubina Leal sublinhou a coesão social, económica e territorial como obrigação moral e defendeu que o sucesso político se mede pela qualidade de vida, não apenas por indicadores estatísticos. Chamou a atenção para as dificuldades da classe média, com destaque para o acesso à habitação e a conciliação entre vida profissional e pessoal.

A presidente da ALRAM também apelou a políticas que valorizem a família, cuidadores, infância e idosos. Defendeu ainda uma estratégia demográfica humanista que inclua integração regulada da imigração, realçando a tradição de acolhimento dos madeirenses e a importância da diáspora.

"Esta estrutura independente representa um claro compromisso com a ética pública, com o escrutínio e com a integridade da vida política. Transparência não é uma opção. É um dever de todos nós. Pois só com instituições credíveis e responsáveis podemos manter a autonomia que nos define, e justificar a confiança que os cidadãos depositam em nós."

Depois, apontou a necessidade de reforçar a confiança dos cidadãos nas instituições e valorizou a criação de um gabinete autónomo da Transparência e Prevenção da Corrupção, com coordenação eleita pela Assembleia. Reforçou que transparência é um dever e que as instituições devem ser credíveis e responsáveis para manter a Autonomia.

Sobre a autonomia enfatizou o que considerou de uma conquista histórica: é uma responsabilidade contínua de construção coletiva, com base nos princípios da liberdade, justiça, solidariedade e progresso.

No Dia da Região, Rubina Leal agradeceu o contributo de famílias, trabalhadores, IPSS, agentes económicos, parceiros sociais e comunidades da diáspora. Reafirmou o compromisso institucional da Assembleia com o Governo Regional, elogiando a liderança do presidente do Governo e apelando à visão e resiliência para responder às expectativas dos cidadãos.